Renan Filho descarta convocar ‘reserva técnica’ e afirma seguir o que a PGE determina

João Urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_0007

O governador Renan Filho (PMDB) afirmou na manhã desta quinta-feira (4) em entrevista durante o lançamento do Ronda no Bairro, no Jacintinho, que não poderá convocar as pessoas que se intitulam da reserva técnica do concurso da Polícia Civil de 2012 por determinação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Segundo o chefe do Executivo, o certame só contempla 240 vagas e que o Governo irá preenchê-las.

“Temos uma lei a cumprir. Eu avaliei junto à PGE para convocar o máximo possível. Eu não posso cometer ilegalidade. A PGE avaliou que o concurso não previa reserva técnica. O que acontece é que algumas pessoas criaram essa reserva porque ficaram próximos aos aprovados. Mas eu não posso deixar de seguir o que a Procuradoria determina, não tem como ir por um caminho diferente deste”, afirmou Renan.

Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, Ricardo Nazário, disse que a Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas convocou 92 candidatos através do Diário Oficial do Estado (DOE), mas apenas 61 foram mantidos. O líder sindical afirmou ainda os 31 candidatos que se intitulam da reserva técnica estão baseados na classificação do certame que teria indicado-os como aprovados.

“A Delegacia Geral cometeu um erro grave que foi publicar no Diário Oficial no final de dezembro que 92 candidatos estavam sendo convocados para fazer a matrícula. No dia em questão eles foram fazer a matrícula e veio a decisão da delegacia de retirar 31 desses 92 e mantendo 61 candidatos que foram as 240 vagas prevista no concurso. O problema é que no dia do resultado do concurso, essas pessoas que foram desconvocadas tiveram seus nomes como aprovados, por isso eles se nomearam reserva técnica” explicou.

Ricardo Nazário informou ainda que o Sindpol tem a intenção de discutir com o governador Renan Filho a possibilidade desses candidatos serem também convocados. “Estamos tentando sensibilizar o governador para que esses candidatos sejam aprovados, já que nós temos uma defasagem muito grande no número de policiais, já que eles tiveram seus nomes aprovados e não foram convocados. Isso vai nos ajudar a dar melhor qualidade no atendimento à população” pontuou.

Ronda no Bairro

Renan Filho afirmou que a nova modalidade de policiamento irá ajudar na inibição da criminalidade no bairro do Jacintinho. O governador informou também que nas cidades onde programas semelhantes ao Ronda no Bairro foi implantado, houve redução significativa da criminalidade.

“A Ronda no Bairro vai fazer com que a polícia tenha uma aproximação maior com a população. Eles irão realizar constantes rondas em todo o bairro no período das 6h às 22h com rondas a pé, de bicicleta. Isso vai certamente ajudar a inibir muitos crimes. Em lugares onde foram aplicadas, chegou uma redução de 90% nos crimes dos bairros. Esse é o nosso objetivo aqui também”, finalizou.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasMilitares pertencentes ao Ronda no Bairro

Militares pertencentes ao Ronda no Bairro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos