Marinha abre navio-varredor Albardão à visitação no Porto de Maceió

Poder NavalNavio-varredor-Albardão

Estará atracado no Porto de Maceió, no período de 12 a 16 de Janeiro e aberto à visitação pública nos dias 13 e 14 das 14:00 às 17:00h, o Navio-Varredor Albardão (M-20), subordinado ao Comando da Força de Minagem e Varredura, sob jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN).

O Navio desloca 253 toneladas, mede 47,2 metros de comprimento e atinge velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h). Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuar em minas (explosivos submarinos) de influência magnética, tem como atividade principal a realização de varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.

Componente Operativo da nossa Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.

O Navio-Varredor desatracou da Base Naval de Aratu, Salvador-Bahia, no dia 11 de Janeiro, para realizar exercícios e adestramentos, com ênfase nas Contramedidas de Minagem (CMM) e no aprimoramento do nível de adestramento do Navio.

Fonte: Marinha do Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos