Falta de transporte causa transtorno aos universitários no interior de AL

Universitários da cidade de Teotônio Vilela estão deixando de frequentar as aulas das faculdades de Maceió e Arapiraca devido à falta de transporte.

Eles entraram em contato com o Alagoas 24 Horas e contaram que o serviço, oferecido pela Prefeitura de Teotônio Vilela, foi suspenso devido às férias de fim de ano e ainda não voltou a funcionar mesmo as aulas nas faculdades, cursos técnicos e na UFAL de Arapiraca terem começado esta semana.

Os estudantes disseram ainda que aqueles que se esforçam para estudar têm um gasto diário com passagens de ônibus e van de R$29,00 para a cidade de Arapiraca.

“É um gasto muito alto. Existem estudantes que não estão indo à faculdade devido ao valor das passagens. Outros se arriscam por não ter como faltar aos projetos e outras atividades da universidade, cursos e faculdades, mas estão sofrendo com o valor pago no transporte. Aqueles que estudam em Arapiraca gasta R$29 por dia e os estudantes que vão à Maceió  o gasto é ainda maior”, disse um estudante, que preferiu não se identificar.

Ainda conforme os estudantes, a Prefeitura de Teotônio Vilela justifica a falta de transporte com o fato de alguns universitários não terem realizado o recadastramento anual para o uso do serviço. Contudo, eles alegam que parte dos estudantes já realizou o recadastramento e daria para iniciar os transportes. “Só com os estudantes do turno da tarde que vão a Arapiraca tiveram pelo menos 30 pessoas cadastradas. Também houve pessoas suficientes no turno da manhã para o transporte”, disse o estudante.

No site da Prefeitura de Teotônio Vilela, a Secretaria Municipal de Educação convoca os usuários do Transporte Universitário para realizar o Recadastramento anual. O prazo para o processo foi prorrogado até o dia dia 23 de janeiro e deve ser realizado em duas etapas. A primeira fase deve ser feita online, por meio do link http://goo.gl/eDo4TR. Em seguida, o universitário deve levar o comprovante da ficha de cadastro à Secretaria Municipal de Educação – SEMED, onde será assinado o Termo de Responsabilidade.

Os universitários devem se reunir com a Semed na próxima sexta-feira, 26, no Complexo Esportivo Educacional (antiga Sociedade Recreativa Seresta), em Teotônio Vilela.

Palmeira dos Índios

O problema da falta de ônibus para o transporte de universitários atinge também os estudantes da cidade de Palmeira dos Índios. Por meio de nota, os estudantes alegam que este ano a Prefeitura irá disponibilizar apenas 46 vagas para os universitários por turno. A medida causou revolta entre os estudantes. Na tentativa de reverter a decisão da administração municipal, os universitários se reuniram hoje com representantes da Prefeitura, mas não conseguiram  obter êxito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos