Alagoas e Ministério da Defesa firmam parceria para levar Projeto Rondon a doze municípios

Agência Alagoasfotos_divulgacao_do_projeto_20180123_1024773736

O Governo de Alagoas assina, nesta quarta-feira (24), acordos de cooperação e parceria com o Ministério da Defesa para a execução da Operação Palmares, do Projeto Rondon. A solenidade de assinatura será realizada às 15h, no Palácio República dos Palmares.

 A ação tem a finalidade de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e a construção da cidadania. No período de 13 a 29 de julho próximo, doze municípios alagoanos serão contemplados com o projeto.

 Os acordos serão assinados pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, representando o governador Renan Filho, pelos prefeitos dos municípios contemplados e, em nome do Ministério da Defesa, o coordenador-geral do Projeto Rondon, vice-almirante Victor Cardoso Gomes. Este é o segundo ano em que Alagoas recebe a ação. A primeira vez foi em 2010.

Os municípios beneficiados são Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Coité do Nóia, Jacuípe, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Olivença, Quebrangulo, Roteiro e São José da Laje.

Por doze dias, cada município receberá duas instituições, com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, sendo a primeira tratando de Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde e a segunda, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as instituições de ensino superior, visa somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias.

Cerca de 250 estudantes e professores universitários trocarão o período de férias escolares para, de forma voluntária, realizar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.

Conheça mais o Projeto

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta, ainda, com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além das Secretarias de Governo da Presidência da República e Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

O Projeto Rondon caracteriza-se como uma política de Estado, resultado do trabalho interministerial, das instituições de ensino superior de todo o país, dos estados e municípios.

Nestes doze anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 estados, com 2.219 participações de instituições de ensino superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de dois milhões de pessoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos