Homenagens e despedidas marcam o dia seguinte ao acidente com o Globocop no Recife

TV GloboVelório do comandante Daniel Galvão, morto na queda do Globocop, é marcado pela emoção

Velório do comandante Daniel Galvão, morto na queda do Globocop, é marcado pela emoção

O dia seguinte ao acidente com o Globocop, helicóptero que prestava serviços para a TV Globo, é marcado pelas despedidas aos dois mortos. As homenagens ao comandante Daniel Galvão, de 36 anos, e à sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, acontecem nesta quarta-feira (24). A aeronave caiu no mar na Praia do Pina, na manhã de terça-feira (23) e também deixou um ferido.

O velório do comandante Daniel começou ainda na terça-feira (23), na capela da Funerária Madre Tereza, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. A viúva, Isabela Fonseca, preferiu não gravar com a imprensa na manhã desta quarta-feira (24), mas pediu para dizer que o marido era “um homem muito bom”.

Amigos e parentes acompanham as homenagens ao comandante. O enterro dele está previsto para as 11h, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

O velório da sargento acontece na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital. Segundo a Aeronáutica, o acesso é restrito ao efetivo da guarnição. Depois, o corpo segue para o Rio de Janeiro, onde reside a família da militar.

A terceira vítima da queda da aeronave, o operador de sistemas Miguel Brendo Pontes, de 21 anos, segue internada em estado gravíssimo no Hospital da Restauração (HR), na área central da capital, segundo o boletim de saúde, divulgado nesta quarta-feira (24). Ele permanece na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e respira com a ajuda de aparelhos. O operador de sistemas está sedado e faz uso de drogas vasoativas.

Na manhã desta quarta-feira, moradores de Brasília Teimosa, bairro vizinho ao local onde aconteceu o acidente, relembraram o momento da queda do Globocop. Eles contaram que ouviram um forte barulho antes do acidente.

Um dos jovens que participaram do resgate das vítimas no mar afirmou que estava dormindo quando ouviu o barulho. “Parecia que a hélice estava parando. Foi um desespero muito grande”, contou Anderson, que mora na área do acidente.

As testemunhas relataram que o acidente poderia ter sido ainda mais grave. Moradores afirmaram que o comandante do Globocop conseguiu evitar o choque em casas do bairro.

Destroços
A fuselagem do Globocop foi retirada da água por volta das 22h de terça-feira e levada, em um caminhão, para a Base Aérea da Aeronáutica, no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana, para passar por perícia.

A retirada dos destroços foi realizada pela empresa Helisae, que presta serviços à TV Globo no Recife há mais de 15 anos e à qual pertence à aeronave de modelo Robinson R44/Newscopter, específica para filmagem aérea. Ao todo, cinco mergulhadores profissionais participaram do trabalho, dois deles atuando diretamente dentro do mar, outros dois dando instruções e um na supervisão.

Como a ideia inicial de emergir a aeronave com boias foi descartada, um guindaste foi utilizado para retirar a fuselagem do Globocop, que pesa cerca de duas toneladas e meia. Antes de começar a retirada do que sobrou do helicóptero, placas de ferro foram colocadas em cima do guindaste para evitar que ele caísse com o peso dos destroços.

Queda do Globocop em Recife é investigada pela polícia
Em pouco mais de três minutos, o que sobrou da aeronave foi retirado totalmente de dentro do mar. O trabalho foi acompanhado por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). Moradores da área onde aconteceu o acidente também foram ao local para conferir o resgate do Globocop.

As polícias Civil e Federal abriram inquéritos para investigar o caso. Segundo o delegado da Polícia Federal Dário Sá Leitão, responsável pela investigação, a fuselagem vai ser periciada com calma para se chegar à conclusão dos motivos do acidente.

Globocop
Assim como Miguel Brendo, Daniel Galvão era funcionário da Helisae, empresa que presta serviços à TV Globo no Recife. Dono da empresa, o comandante Wagner Monteiro informou, em entrevista na terça (23), que a aeronave havia passado pela inspeção anual de manutenção no dia 16 de janeiro. Segundo ele, o helicóptero era mantido pelos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outros órgãos responsáveis.

Trajeto
Segundo informações da Infraero, o Globocop decolou do hangar, localizado ao lado do Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, às 5h50 (horário local) da (23). A aeronave decolou com destino ao litoral.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos