Inscrições para o novo Fies têm data definida

Os candidatos devem se inscrever entre 19 e 23 de fevereiro

Educa Mais Brasilh

As inscrições do primeiro semestre para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas entre os dias 19 e 23 de fevereiro. São 310 mil novas vagas para 2018. Na primeira modalidade serão ofertadas 100 mil vagas a juros zero. Os estudantes que pretendem obter o benefício devem ficar atentos ao novo modelo que passa a entrar em vigor.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção, www.sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. Para se candidatar é preciso ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido uma pontuação mínima de 450 pontos, nota superior a zero na redação e ter o curso com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o candidato precisa se adequar a um dos perfis de seleção das novas modalidades.

Novo Fies

O novo projeto divide o programa em três diferentes modalidades. Por meio da expansão da renda familiar bruta que passou de três para cinco salários mínimos, ampliou-se o número de pessoas que podem ter acesso ao financiamento. Entre as principais mudanças está a oferta de vagas a juros zero, para estudantes com renda de até três salários mínimos – nas demais categorias há variação de juros com base na renda familiar. Também houve alterações na forma de pagamento.

Leia também: Fies 2018: portaria com novas regras é publicada

Fies vs Bolsas de estudo

Outra alternativa para os estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades integrais das instituições de ensino particular são as bolsas de estudo. Com o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, os descontos podem chegar a 70%, gerando maior economia durante os estudos.

A estudante Rebeca Aquino, já teve o Financiamento Estudantil mas agora vai iniciar um novo curso com o auxílio do Educa Mais Brasil. “Como não tenho condições de pagar a mensalidade integral, quando comecei a graduação optei pelo Fies mas, por motivos pessoais, tive que trancar a faculdade e perdi o benefício. Resolvi voltar aos estudos. Em contato com alguns amigos, soube do Educa Mais Brasil. Essa foi a melhor maneira de conseguir estudar novamente. Sem o apoio do Educa não seria possível realizar esse sonho,” pontua.

Diferente do financiamento, com a bolsa de estudo, ao concluir o curso, não é preciso pagar nada a faculdade ou ao programa. “Para mim é ainda melhor cursar com os descontos, pois não irei precisar me preocupar com prestações depois de formada,” compara a estudante.

Para concorrer a uma bolsa os interessados podem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br/alagoas24horas e fazer a inscrição de forma gratuita. Por meio de parcerias com diversas instituições de ensino há vagas, inclusive, para os cursos mais procurados como Administração e Direito.

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos