“Operação Verão” fiscaliza 2.880 embarcações em dois meses

Divulgação/Marinha do Brasil - Arquivomarinha

Divulgação/Marinha do Brasil – Arquivo

A Capitania dos Portos de Alagoas encerrou, no dia 19 de fevereiro de 2018, as ações de Inspeção Naval da “Operação Verão” 2017/2018”, iniciada em 22 de dezembro de 2017.

Nesse período foram intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos principais pontos de concentração de embarcações de esporte e recreio e transporte de passageiros voltadas para o turismo náutico.

Os esforços foram concentrados na fiscalização de documentos e material de salvatagem, como habilitação dos condutores, documentos de inscrição da embarcação, coletes e boias salva-vidas, condições gerais da embarcação e verificação da lotação, a fim de evitar o transporte de excesso de passageiros.

A Capitania dos Portos de Alagoas também realizou ações educativas em marinas, clubes náuticos e colônias de pescadores, com ênfase nas recomendações de ações preventivas e corretivas para garantir um verão mais seguro nas praias, numa ação de conscientização, mostrando que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns de acidentes. Além disso, foram distribuídos panfletos durante as ações, orientando condutores e banhistas sobre as regras de Segurança da Navegação.

No decorrer da Operação Verão foram efetuadas fiscalizações em 2.880 embarcações, das quais 293 foram notificadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, e 25 apreendidas, por comprometerem a segurança da navegação.

A ação da Marinha do Brasil garantiu que os frequentadores do litoral e lagoas do Estado desfrutassem de um verão tranquilo, sem a ocorrência de acidentes com vítimas fatais.

 

Fonte: Capitania dos Portos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos