Cuidados com os pés: confira dicas para mantê-los saudáveis

Educa MaisCuidados com os pés - Opção 2

Os pés nem sempre recebem a atenção que merecem. É preciso se manter atento diariamente para cuidar dos pés e evitar problemas como o ressecamento, descamação, pele grossa e, até mesmo rachaduras. A prevenção destes problemas que causam tanto desconforto pode ser feita com medidas simples.

Durante o dia a dia, principalmente para quem trabalha em pé, a pressão sobre os pés é grande e, mesmo sem perceber, pode causar uma maior sensibilização. A coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unijorge, em Salvador, Maiara Bouzas, comenta quais são os cuidados que devem ser tomados para manter os pés saudáveis.

“Para evitar dores nas articulações é recomendado, sempre que possível fazer alongamentos e uma automassagem para aliviar a tensão depois de um dia intenso. De forma prática, basta colocar uma bolinha de tênis embaixo da sola dos pés e fazer lentamente uma leve pressão,” recomenda.

Lesões nos pés: o que fazer?

Marcus Martins,  coordenador de Fisioterapia Pitágoras Maceió
Marcus Martins, coordenador de Fisioterapia Pitágoras Maceió

As dores nos pés, algumas vezes, requerem cuidados de um especialista. “É preciso se preocupar caso a dor persista ou aumente a intensidade. Também em casos de edema, vermelhidão ou aquecimento no local”, alerta.

O fisioterapeuta e coordenador acadêmico da Faculdade Pitágoras de Maceió – AL, Marcus Martins, comenta o que fazer em caso de lesões nos pés: “É preciso procurar um atendimento médico especializado, como socorristas ou hospital. Uma boa medida a se tomar até chegar ao atendimento é colocar gelo no local lesionado, mas cuidado! Não pode colocar diretamente na lesão. O ideal é utilizar um pano fino e limpo e/ou um saco plástico limpo”, orienta Martins.

Confira outras dicas do especialista para manter a saúde dos pés, promovendo a sensação de bem-estar e qualidade de vida:

Dicas para pés e unhas
– Manter as unhas cortadas em linha reta, mas não muito curtas, para evitar que encravem; utilizar um creme hidratante para ajudar a manter os pés mais saudáveis;

Dicas de meias
– Se precisar usar tênis, dê preferência as meias de algodão que absorvem o suor. As cores claras também absorvem menos calor.

Dicas de limpeza
– Ao lavar os pés, passar creme hidrante e massageá-los ao menos por cinco minutos. Uma boa dica é colocar os pés de molho numa água morna para ajudar a relaxar.

Profissionais de Fisioterapia

Os fisioterapeutas são os profissionais indicados para tratar doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação, além de vícios de postura. Por meio de técnicas e exercícios, restauram e conservam a capacidade física dos pacientes.

Pretende cursar Fisioterapia? Saiba que pode contar com bolsas de estudo para realizar esse sonho e seguir carreira nesse ramo.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos