Entenda a diferença entre Prouni, Fies e bolsas de estudo

Saiba como funcionam as modalidades que facilitam acesso ao ensino superior

Ascom/Educa Mais BrasilQual a diferença entre Prouni, FIES e bolsa de estudo?

Qual a diferença entre Prouni, FIES e bolsa de estudo?

Deseja ingressar na faculdade e não tem condição de custear o valor integral das mensalidades? Saiba que pode contar com o apoio dos programas do Governo Federal para não desistir da carreira dos sonhos. Com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é possível ingressar no ensino superior com mais facilidade. Além disso, existe outra alternativa para reduzir gastos com as mensalidades. Programas de bolsas de estudo da iniciativa privada, como o Educa Mais Brasil 2018,oferecem descontos de até 70%. Conheça as diferenças das principais iniciativas de inclusão educacional do país.

Prouni
É um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares. Para ter direito ao benefício é preciso atender a algumas exigências. Os candidatos devem ter uma renda familiar de até três salários mínimos e, ao ser contemplado com uma bolsa, devem comprovar junto à instituição de ensino as informações sobre renda familiar e histórico escolar. Vale ressaltar que quem conseguir uma bolsa parcial (50%), terá de pagar a outra metade do valor do curso à faculdade.

Quem pode se inscrever no Prouni?

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista. Os candidatos devem ter realizado a última edição da prova do Enem, obtido uma pontuação mínima de 450 pontos e nota que não seja zero na redação.

FIES
Auxílio do Governo Federal que funciona como um financiamento estudantil para estudantes de faculdades particulares. A taxa de juros é de 6,5% ao ano para todos os cursos e o programa oferece financiamentos de até 100%. Durante o curso o estudante irá pagar, a cada três meses, uma taxa de R$ 150 reais referente aos juros, ao concluir a faculdade continuará pagando essa taxa em um período de mais um no e meio e, posteriormente, irá pagar o saldo devedor – valor investido pelo governo no período dos estudos, que será parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso.

Quem pode participar do Fies?

Entre as regras, os estudantes interessados em conseguir o financiamento devem ter realizado a prova do Enem a partir de 2010 e obtido média mínima de 450 pontos e nota que não seja zero na redação. Além disso, o curso deve ter uma avaliação positiva pelo MEC. Os bolsistas parciais do Prouni também podem solicitar o financiamento.

Bolsas de estudo

O Educa Mais Brasil é um dos programas de iniciativa privada que oferta bolsa de estudo. Consolidado como o maior programa de inclusão educacional do país, em parceria com faculdades, centros universitários e universidades oferece descontos que podem chegar a 70% para cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Além disso, há bolsas para pós-graduação, educação básica e diversas outras modalidades.

Quem pode participar do Educa Mais Brasil?

Para se candidatar a uma bolsa para faculdade pelo programa não é preciso ter realizado a prova do Enem, basta indicar qual curso e modalidade tem interesse. Após a avaliação do perfil do candidato, os contemplados são submetidos ao processo seletivo da instituição escolhida. Tendo condição para pagar a porcentagem restante das mensalidades, é só iniciar o curso dos sonhos.

Fonte: Géssica Santos - Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos