Governador anuncia ampliação do Ronda no Bairro para a orla marítima de Maceió

Agência Alagoas1

O governador Renan Filho prestigiou, na manhã desta sexta-feira (23), no 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59°BIMtz), a conclusão do curso de capacitação de nivelamento de 100 reservistas – egressos do Exército e da Força Aérea Brasileira. Agora, eles estão aptos para, eventualmente, participar do Programa Ronda no Bairro.

Na ocasião, Renan Filho anunciou a expansão do Ronda no Bairro para a orla marítima da cidade, nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. O Programa já funciona no Jacintinho desde 4 de janeiro.

“A gente está formando a força de trabalho. Eu espero já agora, no mês de março, iniciar a ampliação do Programa Ronda no Bairro, que já é um grande sucesso no Jacintinho e vai chegar a outros lugares”, afirmou Renan Filho.

Após a chegada à orla marítima, o Ronda no Bairro se estenderá à parte alta da capital alagoana. “Nós estamos fazendo simulados na orla, no Benedito Bentes, no Tabuleiro do Martins e vamos espalhar o Ronda no Bairro pela capital nas regiões comerciais mais adensadas para que a gente promova uma elevação da sensação de segurança nessas regiões”, acrescentou.

Acompanhado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros e pelo coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, Renan Filho foi recebido pelo comandante do 59° BIMtz, Nilton Diniz. Ele afirmou que o Governo do Estado está ampliando as parcerias com outras instituições para fortalecer a Segurança Pública de Alagoas.

“O Exército Brasileiro sempre esteve à disposição da sociedade para colaborar. Com os egressos do Serviço Militar, vamos ter um incremento das políticas públicas em defesa da segurança do cidadão, cada um cumprindo o seu papel. Eles não farão o trabalho da Polícia Militar, nem da Polícia Civil e nem da Perícia Oficial. Eles vão colaborar para que o Estado desenvolva novos programas. Enquanto a gente vê em outros Estados do Brasil a Segurança Pública ser transferida para o Exército, porque as forças locais já não mais conseguem resolver os problemas, aqui em Alagoas – em parceria com o Exército – nos antecipamos para garantir segurança ao cidadão e dar oportunidades a esses jovens que se qualificaram e participaram, inclusive, de missões internacionais como no Haiti”, explicou Renan Filho.

Índices

O Governo de Alagoas está empenhado em garantir a segurança da população nas mais diversas frentes de atuação policial, haja vista que, nos últimos três anos, investimentos consistentes foram empregados na área de Segurança Pública, o que vem garantindo a redução dos índices de violência em todo o Estado.

Desde a segunda-feira (19), um grupo composto por 100 reservistas egressos da 1ª categoria do Exército Brasileiro (EB) e da Força Área Brasileira (FAB) passa por uma capacitação de nivelamento para que, eventualmente, possam fazer parte do quadro efetivo fixo do Ronda, como previsto no Decreto Governamental de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, que instituiu o programa.

As instruções teóricas e práticas foram planejadas e ministradas por integrantes da coordenação do Ronda e tiveram como foco os quatros eixos de atuação do programa: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Orientações sobre policiamento ostensivo geral, com aulas práticas acerca de: motopatrulhamento, bike patrulhamento, busca pessoal e domiciliar, preenchimento de Boletim de Ocorrência (BO), manejo de rádio digital, abordagens a pessoas e veículos, manuseio do bastão perseguidor, utilização de armamento de baixa letalidade e técnicas de imobilização, condução e defesa pessoal compuseram o âmbito operacional.

Já as instruções de policiamento comunitário e escolar, direitos humanos, abordagem à população em situação de vulnerabilidade social, identificação de espaços de convivência mútua degradados, comunicação social e captura de imagens inseriram os participantes no campo social do programa.

Exercício simulado

Na tarde da quinta-feira (22), o grupo foi submetido a um exercício simulado em perímetros delimitados nos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

A ação foi acompanhada pelo tenente-coronel Neivaldo Amorim, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC); pelo capitão C. Correia, comandante do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (Cavalaria da PMAL); e pelo tenente-coronel Aloísio Nunes, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A operação simulada contou com o apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Ronda Ostensiva com Apoio com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT). Durante as três horas de simulado, três ocorrências de tráfico foram encaminhadas à Central de Flagrantes I, no Farol.

“O exercício simulado serviu para que colocássemos em prática o planejamento operacional previsto para execução do Ronda no território e contou com a participação do grupo que foi capacitado pela coordenação do programa. Estamos satisfeitos com os resultados dessa operação”, destacou o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel Maxwell Santos.

Ronda no Bairro

O planejamento para a expansão do Ronda está pronto. E, em seu primeiro perímetro de atuação, o programa conta com 60 policiais militares da reserva e da ativa na área comercial do Jacintinho, em dois turnos de serviço.

As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens feitas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a responsabilidade das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos