Matrículas de aprovados no vestibular da Uncisal começam na próxima semana

Déborah Moraes / Alagoas24HorasEntrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (23).

Entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (23).

As matrículas dos candidatos aprovados na 2ª lista do vestibular da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) devem começar na próxima semana. A decisão foi assinada pelo juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª Vara Cível de Maceió, nesta quinta-feira (22). O reitor da Universidade, Henrique de Oliveira Costa, prestou esclarecimentos em entrevista coletiva na tarde de hoje (23).

A decisão ocorre após o Ministério Público Estadual (MPE-AL) solicitar da Uncisal e do  Instituto AOCP,  empresa responsável pela aplicação das provas, dados que comprovassem a lisura do certame, após confusão nos resultados que atrasaram em 17 dias o início do ano letivo para os novos alunos.

“Foram levados até o Ministério Público, o espelho e o gabarito da prova, além de comprovada o método de correção utilizado, que demonstrou ter havido erros na divulgação da primeira lista e que também mostraram que a segunda relação era correta e confiável”, disse o reitor.

Ainda de acordo com o gestor, a Uncisal vem trabalhando dentro da legalidade da Justiça e acatando todas as decisões judiciais a respeito do caso. “Houve um grande desgaste com toda a repercussão do caso, mas acreditamos que de fato agora o resultado apresentado é confiável e que ele foi obtido num processo legítimo e foi assim que a Justiça também entendeu, tanto que nos autorizou a prosseguir com a matrícula”, explicou ele.

Leia Também: 

Organizadora anuncia anulação do resultado do vestibular Uncisal 2018

Novo resultado do vestibular da Uncisal deve ser divulgado nesta terça (23)

Ministério Público deve apurar falhas no resultado do vestibular da Uncisal

No dia 19 de janeiro deste ano a Uncisal divulgou o resultado do vestibular, que foi anulado três dias depois, após candidatos perceberem que outros com notas menores haviam sido aprovados em colocações melhores que as deles. No dia 24 de janeiro o novo resultado foi publicado, porém as matrículas ficaram suspensas até agora.

Com a liberação, os novos 381 estudantes, da Instituição devem procurar a Universidade nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no horário das 9h às 16h, com os documentos necessários previstos em edital. As aulas estão previstas para começar no dia 1º de março. Os aprovados se candidataram aos cursos de medicina; enfermagem; fonoaudiologia; terapia ocupacional e fisioterapia, além dos cursos técnicos de Sistemas para Internet; Gestão Hospitalar; Tecnologia de Alimentos, Radiologia e Segurança do Trabalho.

“Após o início das aulas nós iremos fazer estudos que nos possibilitem minimizar os prejuízos acarretados pelo atraso  no começo do ano letivo. Acredito que iremos adotar aulas aos sábados e que não seja necessário estender nosso calendário no final do ano”, finalizou o gestor.

Veja Ainda: Mais de 40% dos aprovados ficam fora da nova lista do vestibular da Uncisal

Medidas Judiciais

Déborah Moraes / Alagoas24HorasHenrique de Oliveira Costa

Henrique de Oliveira Costa

O reitor disse também que medidas judiciais contra o Instituto AOCP ainda estão sendo estudadas, mas não descartou a hipótese. “Nós ainda não decidimos como proceder judicialmente contra o instituto. Mas nós acreditamos que eles devem ser responsabilizados de alguma maneira, mesmo que os prejuízos causados não tenham sido intencionais”, explicou.

Henrique de Oliveira Costa lamentou ainda todo o transtorno causado e disse que esperava que o processo “inicialmente doloroso” se transformasse em “uma experiência de grande alegria”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos