Governo pede extradição de preso nos EUA apontado como o maior fornecedor de fuzis para o Brasil

Reprodução / TV GloboFred Barbieri

O Ministério da Justiça informou em nota divulgada na tarde deste sábado (25) que o governo solicitou a extradição do brasileiro Frederik Barbieri, preso nos Estados Unidos nesta madrugada (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Barbieri é apontado pela Polícia Civil como o maior traficante de armas do Brasil. Ele é acusado de ter enviado ao país, em maio do ano passado, uma carga de aquecedores de piscina recheada de fuzis de guerra. Foi a maior apreensão de armas feita no Brasil em 10 anos.

De acordo com as investigações, parte desses fuzis seria entregue a traficantes da Favela da Rocinha, que desde setembro está em guerra. A polícia acredita que favelas de São Gonçalo também seriam abastecidas com aquele arsenal.

Radicado nos Estados Unidos, Barbieri foi preso em sua casa, na Flórida, por agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE). A TV Globo apurou que a polícia americana ainda conseguiu interceptar um carregamento de mais 40 fuzis que estava sendo preparado para ser enviado para o Brasil novamente.

“Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte americano”, diz a nota do Ministério da Justiça.

De acordo com o MJ, houve um pedido por parte dos EUA de documentação complementar para dar prosseguimento ao pedido. Por isso, informou a pasta, o governo brasileiro aguarda que a Justiça envie os documentos ao país norte-americano devidamente traduzidos para o inglês.

“Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento”, também informou o ministério.

Histórico

2010: O brasileiro passou a ser procurado pela polícia da Bahia, depois que uma carga de munição para fuzis foi apreendida no porto de Salvador, em um contêiner que estava no nome dele.

2012: As investigações apontam que Barbieri teria fugido para Miami, nos EUA, com medo de ser preso. Lá, obteve cidadania americana.

2015: A Justiça brasileira emitiu um mandado de prisão preventiva contra Barbieri. O Ministério Público tentou incluir o nome do brasileiro na lista de foragidos da Interpol, mas teve o pedido negado.

Naquele mesmo ano, porém, a Polícia Civil do Rio de Janeiro passou a investigar a procedência de um fuzil apreendido após um confronto dentro de um ônibus em Niterói, onde um policial militar foi morto.

Os investigadores descobriram que o mesmo tipo de arma utilizada nesse confronto era utilizado em diferentes comunidades do Rio para o tráfico de drogas e o roubo de cargas. As armas seriam intermediada por pelo menos dois homens, e Barbieri foi apontado como o transportador e fornecedor delas.

2017: A Polícia Civil interceptou um carregamento com 60 fuzis de guerra, utilizados apenas pela tropa de elite, no terminal de cargas do Aeroporto do Galeão, no Rio.

Após a apreensão, a Polícia Federal realizou uma operação e cumpriu nove mandados de prisão, inclusive contra Barbieri, que não foi localizado. Entre os presos na ocasião estavam o filho de Barbieri, João Felipe, e Edson da Silva Ornelas, apontado como contador da quadrilha.

Barbieri nega denúncias

Em entrevista ao Fantástico, em junho de 2017, Barbieri negou ser traficante de armas. A entrevista foi concedida depois da apreensão dos fuzis no Aeroporto do Galeão.

Foi o próprio Barbieri que procurou a TV Globo quando teve seu nome divulgado como traficante internacional de armas.

“Vão tentar me extraditar, só que eu volto a dizer: eu sou cidadão americano”, disse ele na ocasião.

Carioca do Irajá, Zona Norte do Rio, Barbieri confirmou, na oportunidade, que vivia em Miami (EUA) e que tinha uma empresa. Ele, no entanto, negou trabalhar com comércio exterior. “Eu tenho uma empresa aqui nos Estados Unidos, mas é de consultoria”, declarou.

Barbieri ainda afirmou na entrevista que não gostava de armas, já que seu pai foi, segundo ele, assassinado. “Mataram meu pai na Baixada Fluminense por briga de terra. Então, como é que eu vou gostar de arma?”, disse.

Nota do Ministério da Justiça

Leia a íntegra da nota:

Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte americano, mas houve um pedido de documentação complementar. Agora, estão aguardando o Poder Judiciário enviar a documentação complementar devidamente traduzida para o inglês.

Frederik Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA. Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países para produção de provas encontram-se em andamento.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos