Santa Casa de Maceió forma 26 novos especialistas

Ascom / Santa Casa de MaceióSanta Casa de Maceió forma 26 novos especialistas

Santa Casa de Maceió forma 26 novos especialistas

A Comissão de Residência Médica e a Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió comemoram a formatura de mais uma turma de médicos residentes em solenidade ocorrida nesta quinta (22), no centro de convenções do Hotel Jatiúca. Trata-se da maior turma de médicos residentes formada na instituição alagoana, reunindo profissionais de doze áreas diferentes.

A residência médica é como o Ministério da Educação designa a pós-graduação de médicos no Brasil sob a sua chancela. Ao concluir o curso, o profissional recebe o título de especialista.

Homenagens

Um dos pontos altos da festa foi a homenagem prestada aos preceptores que ajudaram a fundar e a consolidar a Residência Médica na Santa Casa de Maceió, entre eles os médicos Arnon Farias, Cláudia Falcão, Hélvio Chagas Ferro, José Dagmar Vaz e Sandra Márcia Omena.

Ao abrir o evento, o provedor Humberto Gomes de Melo ressaltou a importância de cada um dos homenageados para a instituição, mas fez questão de acrescentar à lista o nome do médico Mário Jucá, que se empenhou pessoalmente junto ao MEC, à época, para trazer o programa de Clínica Médica.

Nos discursos, agradecimentos mútuos de formandos, preceptores e supervisores e a certeza de que aquela formatura marcava não o fim, mas o início de um novo ciclo, conforme frisou o médico Manoel Calheiros, supervisor do Programa de Ginecologia-Obstetrícia.

“Honrem o nome da Santa Casa de Maceió onde atuarem”, pediu Humberto Gomes de Melo aos novos especialistas, referindo-se particularmente aos médicos oriundos de outros estados.

A cardiologista Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa, e o geriatra Davi Buarque, presidente da Comissão de Residência Médica, resumiram o foco da área de ensino e pesquisa: aprendizado técnico-científico com profundo senso humanístico.

Novos especialistas

Foram entregues à sociedade alagoana nada menos que 26 novos especialistas sendo:

·         04 anestesiologistas (médicos Alessandro Santiago de Souza, Danillo Ewerton Oliveira Amaral, Natália Fernandes Sarmento Araújo e Valney de Morais Nunes Teixeira),

· 01 cancerologista cirúrgico (médicos Cícero Ludgero Alcindo de Melo),

· 01 cancerologista clínico (médica Monique Ramalho Marinho),

· 01 cardiologista clínico (médica Ezemita Batista Fernandes),

· 02 cirurgiões gerais (médicos Mauro Renato Amorim de Barros e Orlito Barros de Azevedo Filho),

· 06 médicos clínicos (médicos Anderson Feitosa Lisbôa Castro, Antônio Everaldo Vitoriano de Araújo Filho, Gabriela Monte Tenório Taveira, Julia Braga Vaz, Maria Eugênia Farias Teixeira, e Sarah de Souza Lira Gameleira),

· 02 geriatras (médicos Leander Levi Augusto de Almeida e Leonardo Monteiro Dória),

· 02 ginecologistas-obstétricos (médicas Juliana da Cunha Lopes Lúcio e Natasha Moura Galvão de Araújo),

· 01 ortopedista-traumatologista (médico George Alves Cordeiro Júnior),

· 02 otorrinolaringologistas (médicos André Serra Mota e Sâmella Cavalcanti Monteiro),

· 02 pediatras (médicas Isabelle Cristine Silva Galindo e Mirelle dos Santos Silva),

· 02 radiologistas e diagnóstico por imagem (médicos Adriana Cristina Soares Barbosa e Fernando José Carvalho Silveira).

Fonte: Ascom / Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos