Alagoas chega ao número de 50 lixões encerrados em três anos

Planejamento da Semarh auxilia as prefeituras alagoanas no cumprimento da política de resíduos

Ascom / SemarhLixão Encerrado

Lixão Encerrado

O Estado de Alagoas conseguiu mais um feito relevante para benefício do meio ambiente. Com base no planejamento efetivado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), 50 municípios alagoanos encerraram as atividades dos lixões e passaram a destinar corretamente os resíduos gerados pela população.

As últimas cidades que se adequaram à legislação foram Chã Preta, que passa a destinar os resíduos para Central de Tratamento de Pilar (CTR Metropolitano) e Jaramataia, que envia para o aterro sanitário Cigres, situado em Olho d´Água das Flores, no região Sertão.

Para o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, o governo vem conseguindo atingir seus objetivos ao fechar, em parceria com os municípios, os lixões que por muito tempo receberam todo o tipo de resíduo de forma desordenada e altamente prejudicial ao meio ambiente.

“Desde 2015, iniciamos um planejamento para encerrar os lixões. Até o final de 2017, 40 deles foram fechados. Iniciamos 2018 com a mesma proposta e chegamos ao número de 50 lixões finalizados. Um grande avanço na Política Estadual de Resíduos Sólidos”, avalia Alexandre Ayres.

Ainda segundo o secretário Alexandre Ayres, a Semarh vem atuando, com todos os embasamentos legais, para chegar ao fim de 2018 com os municípios alagoanos gerindo responsavelmente os resíduos sólidos. “A meta é acabar de vez com os lixões no Estado”, complementa.

Com o encerramento dos lixões, os municípios também devem construir um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisa ser alinhado com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Municípios sem lixões

As cidades do interior alagoano que encerraram seus lixões e passam a destinar adequadamente seus resíduos são: Olho d’Água das Flores; Batalha; Senador Rui Palmeira; Carneiros; Monteirópolis; São José da Tapera; Olivença; Santana do Ipanema; Belo Monte; Pão de Açúcar; Maravilha; Palestina; Cacimbinhas; Dois Riachos; Major Isidoro; Poço das Trincheiras; Ouro Branco; Jacaré dos Homens e Jaramataia, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são Arapiraca; Limoeiro de Anadia; Coité do Nóia, Igaci; Taquarana; Craíbas; São Sebastião; Lagoa da Canoa; Junqueiro; Feira Grande; Girau do Ponciano; Olho D’água Grande; Paulo Jacinto; Traipu; Campo Alegre; Teotônio Vilela; Tanque D’arca e Quebrangulo.

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar; Santa Luzia do Norte; Atalaia; Marechal Deodoro; Satuba; Messias; Mar Vermelho; Rio Largo; Coqueiro Seco; Barra de São Miguel; Boca da Mata; Pindoba e Chã Preta.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos