Maceió sediará Norte-Nordeste de Kung Fu nos dias 10 e 11 de março

Federação Alagoana de Kung Fu WushuSandaFeminino

A cidade de Maceió será palco do I Campeonato Norte-Nordeste de Kung Fu Wushu, evento inédito no país, e que receberá os melhores atletas da arte marcial chinesa, nos dias 10 e 11 de março, no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. Os praticantes da modalidade disputarão medalhas nas categorias de Kung Fu Tradicional, Wushu Moderno, Tai Chi Chuan, Sanda e Shuai Jiao, masculino e feminino, nas subcategorias de idade infanto-juvenil, infantil, juvenil, adulto, sênior e master.

De acordo com o presidente da Federação Alagoana de Kung Fu Wushu, Soté Alves Neto, será o primeiro evento da região chancelado pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, fazendo parte oficialmente do calendário nacional da entidade. “A finalidade da competição é divulgar o aspecto desportivo e competitivo do Kung Fu, incentivando a participação dos atletas das mais diversas localidades do Norte e Nordeste do país”.

O evento será bastante disputado na categoria de Sanda (Boxe Chinês), que consiste na luta competitiva do Kung Fu, em que são permitidos os golpes de socos, chutes e as projeções (quedas). Em razão da diversidade de técnicas e por se caracterizar pela luta em pé, tornou-se um esporte muito vibrante e dinâmico.

As categorias de Taolu Tradicional e Taolu Moderno têm como enfoque as demonstrações da modalidade, cujos praticantes executam os movimentos de ataque e defesa inspirados nos movimentos dos animais e elementos da natureza. São técnicas executadas de forma individualizada ou sincronizada entre dois ou mais praticantes, com ou sem a utilização de armas.

O conhecido Tai Chi Chuan também é uma categoria de Kung Fu na qual são avaliados o controle corporal, a flexibilidade, a biomecânica das técnicas de ataque e defesa, dentre outros aspectos. A categoria Shuai Jiao caracteriza-se pelas técnicas de queda executadas pelos lutadores e possuem subcategorias juvenil e adulto, masculino e feminino, e de pesos que variam entre 44 kg a 115kg.

A competição será realizada nos dias 10 e 11 de março, das 9h às 18h, no Ginásio do Sesi, localizado no bairro Trapiche da Barra, e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Alagoas, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, Sesi, Cybetron e JK Designer.

Conheça o Kung Fu, arte marcial chinesa

Breve histórico:

O Kung Fu é uma arte marcial de origem chinesa, que tem inspiração nos animais e nos elementos da natureza (fogo, água, terra, ar, etc). O homem desenvolveu, por meio da observação dos movimentos harmoniosos dos animais e da natureza em geral, métodos de defesa e ataque.

Há estudos que apontam que o Kung Fu teria surgido em forma de técnica de caça na sociedade primitiva e, gradualmente, passou a ser usado em conflitos tribais, consolidando-se como técnica de guerra. Por isso, para defender-se de ataques inesperados, os chineses desenvolveram uma arte marcial, tomando como base a observação do comportamento dos animais.

Um aspecto interessante é o uso de armas no Kung Fu. Os chineses desenvolveram técnicas com armas que nada mais são do que instrumentos de trabalho e do dia-a-dia. O bastão, por exemplo, servia para transportar a produção de arroz das plantações, de modo que os chineses colocavam um bastão nos ombros e nas extremidades os utensílios para depositar o produto.

O Kung Fu está ligado a outros aspectos da cultura chinesa, como a medicina, a filosofia, a religião, ética e a literatura, para isso, basta constatar que muitos movimentos desta arte marcial recebem nomes poéticos.

 Além disso, o Kung Fu reflete a disciplina do povo chinês, que prima pela repetição até chegar à perfeição. É também uma forma de alcançar o equilíbrio físico, mental e emocional.

 Templos do Kung Fu:

A prática do Kung Fu em território chinês foi aperfeiçoada por meio dos famosos templos, dos quais se destacam os templos Henan, Fukien, Kwangtung, Wutang. Esses locais focavam no aprendizado e no aperfeiçoamento da arte marcial, mas também proporcionavam ensino da filosofia, medicina, ética, conhecimentos marciais e gerais.

Existiam três níveis de classe: os estudantes, os discípulos e os mestres. Na base estavam os estudantes, que tinham como tarefas preparar as refeições, lavar as roupas e realizar outros serviços domésticos e manuais. Nessa fase, era importante aprender os valores da humildade e respeito e também servia para que os mestres da arte avaliassem a personalidade de cada um antes de lhe confiar qualquer habilidade marcial.

A próxima classe era composta dos discípulos. Após demonstrado ter merecimento para aprender as artes marciais do templo, eles ficavam de dois a quatro anos no estudo exclusivo das artes Shaolin de guerra e medicina.

Acima dos discípulos estavam os mestres, aos quais tinham sido concedidos o status de monges completos do templo. Este título somente poderia ser concedido àquele que aprendeu o sistema completo de artes marciais de seu respectivo templo, atingindo, portanto, a maestria técnica do Kung Fu.

Nomenclatura:

O Kung Fu quer dizer “trabalho árduo”, “dedicação”, “persistência”. Na verdade, a nomenclatura correta é Wushu, cuja tradução literal significa “técnica marcial” em chinês, que foi adotada definitivamente após a Revolução de 1949.

Foi conhecido como “jiji” (combate técnico) nas primeiras dinastias da China e passou a se chamar de “wuyi” (arte marcial), do século II a.C. até o século XII. Na primeira metade do século XX, foi chamado na China de técnica nacional (“guoshu”, que na época, antes do aparecimento da ortografia adotada hoje, era transcrito como “kuoshu”) e de “kungfu” (cuja transcrição atual seria “gongfu”).

Modalidades e estilos de Kung Fu:

É possível perceber claramente a distinção entre as modalidades de Kung Fu tradicional e Kung Fu moderno.

O Kung Fu tradicional está mais ligado à própria essência da arte marcial, ou seja, tem como foco nas técnicas de ataque e defesa e suas aplicações. Os movimentos são mais diretos e vigorosos.

O Kung Fu moderno ou olímpico foi desenvolvido em 1950, no intuito de implementar a arte marcial como modalidade nas Olimpíadas. Caracteriza-se por movimentos fluidos, circulares, com ênfase em punhos, chutes altos e acrobacias com variados graus de dificuldade.

Federação Alagoana de Kung Fu Wushu:

A Federação Alagoana de Kung Fu Wushu é a entidade representativa local da arte marcial chinesa e filiada exclusiva da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu na circunscrição de Alagoas. Existente há mais de 20 anos, a Fakfu congrega os praticantes, os professores e diversas academias e associações que desenvolvem o Kung Fu, nas modalidades tradicional, moderno ou wushu, tai chi chuan e sanda (boxe chinês).

Desde sua fundação, a Federação Alagoana de Kung Fu promove anualmente o Campeonato Alagoana da modalidade, assim como competições regionais, cursos técnicos, projetos sociais e eventos que visam fomentar a arte marcial chinesa.

Fonte: Federação Alagoana de Kung Fu Wushu

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos