Governo anuncia ‘leitos de retaguarda’ para desafogar Hospital Geral do Estado

O governador Renan Filho lançou na manhã desta quarta-feira (7) o Programa Ponte, que visa ampliar os leitos de retaguarda à disposição do Hospital Geral do Estado (HGE), garantindo a criação de 127 novos leitos para hospitais de Maceió e interior de Alagoas. O objetivo é desafogar o principal hospital de Alagoas que possuía histórico de corredores superlotados e falta de capacidade para atender toda a demanda populacional.

Dos 127 novos leitos, 12 serão incluídos à Santa Casa de Maceió, 55 no Hospital do Açúcar, oito no Sanatório, 20 no Ortopédico, 17 no Médico Cirúrgico e 15 no Carvalho Beltrão. Somados aos 174 leitos já existentes, a rede pública de saúde estadual poderá contar agora com 301 leitos de apoio para cobrir a demanda de saúde da população alagoana.

O desafogamento acontece à medida que o cidadão, ao ter sua saúde estabilizada em atendimento no HGE, é transferido para outro hospital credenciado, aumentando a quantidade de leitos livres para que outras pessoas sejam atendidas. “O objetivo é a menor permanência do cidadão em um leito do HGE. Quanto mais rápido isso girar, mais pessoas o hospital consegue atender”, declarou o governador.

João Urtiga/Alagoas 24 HorasDSC_0316

De acordo com a diretora do HGE, Marta Celeste, o hospital ampliou os serviços e especialidades dando total suporte a casos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) tendo significativa redução na mortalidade dessas patologias.

João Urtiga/Alagoas 24 HorasDSC_0282

Novos Hospitais

Renan Filho lembrou ainda que cinco novos hospitais serão disponibilizados para a população alagoana em breve. Em Maceió, o Hospital da Mulher tem previsão de inauguração para o meio do ano e o Hospital Metropolitano que, de acordo com o governador, estará com as obras concluídas nos primeiros meses de 2019.

No interior do estado, três novos hospitais deverão funcionar nos próximos anos. Além do Hospital Regional do Norte, localizado em Porto Calvo, que já teve as obras iniciadas, Alagoas contará também com um hospital em União dos Palmares para atender a população na região da Zona da Mata e em Delmiro Gouveia para atender o alto Sertão.

Greve do Detran

Durante a solenidade, o governador Renan Filho falou também sobre a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que completa 35 dias. “Os servidores do Detran recebem os maiores salários no Estado. Eu espero que a greve acabe logo e que voltem a oferecer o serviço à população. Se for uma situação em que o governo possa e deva pagar mais, o governo irá pagar, mas se for analisado e chegarmos à conclusão de que não temos condições, eu serei o primeiro a falar”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos