Governo estende Ronda no Bairro para
área comercial da orla de Maceió

O governador Renan Filho anunciou na manhã desta quinta-feira (8), durante solenidade em um hotel e Cruz das Almas, a ampliação do programa Ronda no Bairro, nova ferramenta na segurança pública de Alagoas. O programa teve início em janeiro deste ano no bairro do Jacintinho.

Junto ao governador de Alagoas e ao coronel Maxwell Santos, estiveram presentes moradores da área, líderes comunitários, empresários, trabalhadores do comércio e de prédios residenciais da orla marítima de Maceió quando foram apresentados os detalhes do funcionamento do programa.

Ao todo serão 22 patrulhas atuando nas áreas comerciais dos bairros do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. Os militares serão distribuídos em 12 patrulhas a pé, quatro trios de motociclistas, quatro trios fazendo patrulhamento de bicicleta e duas viaturas para, entre outros objetivos, garantir a segurança da população nos 12 km que caracterizam a área de cobertura do programa na região.

O governador Renan Filho destacou o papel da nova ferramenta na segurança pública de Alagoas. “Esperamos grandes resultados do Ronda no Bairro, sobretudo a elevação na sensação de segurança do cidadão pela presença do policiamento, o que gera um fortalecimento das atividades comerciais e dos estabelecimentos de ensino da região. Outro ponto é o fortalecimento do turismo, que é uma das principais vertentes econômicas de Maceió e de toda Alagoas”, explicou.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasRenan Filho anunciou o Programa Ronda no Bairro nesta quinta (8)

Renan Filho anunciou o Programa Ronda no Bairro nesta quinta (8)

O Coronel Maxwell Santos, coordenador do programa, exaltou os resultados obtidos nos primeiros meses de atuação do programa no bairro do Jacintinho. “A ampliação anunciada hoje está sendo feita com muita expectativa devido aos ótimos índices que tivemos no Jacintinho. No nosso perímetro de atuação não tivemos nenhum homicídio em 64 dias, conseguimos abordar os suspeitos de todas as ocorrências de assalto e furto resultando em uma valorização na praça do mirante que antes era dominada por traficantes e hoje as pessoas estão voltando a frequentá-la com atividades de esporte, cultura e lazer”, disse.

João Urtiga/Alagoas 24 HorasCoronel Maxwell Santos é o coordenador do programa Ronda no Bairro

Coronel Maxwell Santos é o coordenador do programa Ronda no Bairro

Além das patrulhas, o Ronda no Bairro, que é realizado apenas com recursos do estado de Alagoas, conta também com equipes de psicólogos, assistentes sociais e cientista social que são responsáveis pela orientação e direcionamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos estaduais e municipais.

O programa também visa ao combate ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) como, por exemplo, furtos, roubos e depredação do espaço público. Isso será possível através de um trabalho em conjunto com o Centro Integrado Operacional de Segurança (Ciosp), o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Ronda no Bairro

O programa é uma iniciativa do Governo de Alagoas por meio das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e, de acordo com Renan Filho, a atuação dos policiais na orla marítima de Maceió deve ter inicio a partir deste sábado (10).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos