Promoção da Saúde: NASF realiza projeto de Perda de Peso nas Unidades de Saúde de Marechal Deodoro

Ascom Marechal DeodoroIMG_3488

Com o objetivo de promover a saúde dos usuários das Unidades de Saúde de Marechal Deodoro, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo o programa municipal de “Perda de Peso” em oito PSF’s do município. O programa tem o objetivo de promover a saúde por meio de ações que combatam a obesidade.

Após uma triagem e classificação de cada usuário das unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NASF inicia uma série de ações que combatem as patologias mais incidentes de cada comunidade. Em Marechal Deodoro, um dos principais problemas é a obesidade, que pode acarretar grandes prejuízos à saúde, como a diabetes e a hipertensão.

Com foco no combate a obesidade, o NASF implantou o programa de Perda de Peso. Após uma triagem, usuários diagnosticados com o problema ou em situação de risco iniciam uma série de atividades físicas, em pelo menos dois dias na semana, além de um acompanhamento nutricional e psicológico.

Mensalmente, os participantes do programa participam de uma reunião para receber uma espécie de check-up, sabendo assim quanto peso perdeu e ter suas devidas orientações psicológicas e nutricionais. Os usuários que tiverem maiores destaques na perda de peso recebem uma premiação. O acompanhamento segue até o paciente receber alta.

A coordenadora do NASF no município, Priscilla Bernardo, explicou que o programa tem o intuito de promover a Saúde no município por meio de ações que previnam doenças e problemas futuros.

 “O objetivo do NASF é a promoção a Saúde. A gente está tratando mulheres que já tem patologias associadas a obesidade, como hipertensão e diabetes. Precisamos trabalhar e educar elas para que saiam desse quadro. Também estamos trabalhando mulheres que não estão com excesso de peso, mas estão com risco de se tornarem obesas. Estamos levando qualidade de vida”, afirmou.

Fonte: Ascom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos