Realidade virtual, educação e aprendizagem

A Realidade Virtual proporciona a experiência de um ambiente real

Educa Mais BrasilRealidade virtual, educação e aprendizagem

Realidade virtual, educação e aprendizagem

Já se imaginou fazendo uma viagem interestelar, conhecendo as pirâmides do Egito ou mergulhando ao lado de uma espécie de tubarão? Certamente, alguém já desejou viver uma dessas experiências. E se você soubesse que pode fazer isso sem sair do lugar?

A Realidade Virtual está tornando essas experiências possíveis até mesmo no ambiente educacional. Agora é possível fornecer a cada aluno a inspiração e as ferramentas para ampliar sua forma de ver o mundo. A realidade virtual pode não substituir a educação tradicional mas, sem dúvida, tem um potencial enorme de enriquecer o ensino por meio de simulações e experiências virtuais.

Conectar a realidade virtual com a educação tem o poder de remodelar a forma como aprendemos. Isso possibilita que jovens aprendam de forma mais rápida e interativa do que nunca. Com esta tecnologia, os alunos podem viajar ao passado e visitar museus em diferentes países. Tudo sem sair da sala de aula.

Essa é a proposta da empresa VR7, a primeira Arcade de realidade virtual de Salvador. “Estamos procurando fechar parceria com algumas escolas. A ideia inicial é que os alunos possam ir na VR7 periodicamente e experimentar alguns títulos. Com a supervisão do professor, esse momento vai servir como uma atividade extracurricular”, explica Marcos Afonso Oliveira, sócio da empresa de realidade virtual.

A educação mecanizada e padronizada de antigamente, a partir da qual a maioria dos sistemas de ensino foram desenvolvidos, não faz mais sentido no mundo atual. E uma dos maiores características da realidade virtual é que ela torna a experiência de aprendizagem mais envolvente, inspiradora e transformadora. “Pesquisas indicam que quando você experimenta algo no momento da aprendizagem você tem uma retenção de 90% de conhecimento”, explica o proprietário da empresa de realidade virtual”, acrescenta Oliveira.

Bolsa de Estudo pelo Educa Mais Brasil

A Realidade Virtual e a inserção de dispositivos eletrônicos, como tablets e computadores, nas salas de aulas das escolas de Educação Básica no país, vem se tornando uma realidade cada vez mais presente. Se você estiver em busca de uma escola de qualidade para os seus filhos, o Educa mais Brasil oferece bolsas de estudo para Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para mais informações, você pode acessar o site www.educamaisbrasil.com.br e saber se as instituições de seu interesse estão entre as mais de 18 mil parceiras em todo o Brasil. A inscrição é gratuita.

Aplicativos de Realidade Virtual

Google Expeditions – O Google lançou recentemente uma ferramenta de ensino com realidade virtual. Com ele, os estudantes podem explorar o mundo sem sair da sala de aula. O dispositivo permite que o professor seja um “guia”, levando seus alunos a visitas de campo altamente imersivas.

Com o Google Expeditions, os professores podem levar seus alunos para qualquer lugar do mundo, por meio de viagens virtuais e imersivas. A ferramenta de ensino possui mais de 500 expedições disponíveis.

Clouds Over Sidra – A Realidade Virtual também pode ser usada para ensinar e difundir a empatia entre jovens. Embora o ser humano seja empático por natureza. A empatia envolve colocar-se na pele do outro e, com ele, sentir suas dores emocionais.

O que a Realidade Virtual oferece é a indução da “presença”, que ocorre quando seu cérebro está convencido, em um nível muito baixo, de que a simulação que você está experimentando é real. É uma força extremamente poderosa que pode levar você a se sentir literalmente no lugar de outra pessoa.

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos