CAPS Espaço Acolher é inaugurado com nova proposta para atendimento de usuários com transtornos mentais

Localizada no povoado Pedras, a nova estrutura do CAPS, que atende pessoas com transtornos mentais, agora conta com sala de oficinas de artesanato, consultórios, piscina para hidroginásticas e lazer, entre outros

Secom / Marechal DeodoroCAPS Espaço Acolher é inaugurado com nova proposta para atendimento de usuários com transtornos mentais.

CAPS Espaço Acolher é inaugurado com nova proposta para atendimento de usuários com transtornos mentais.

Com a premissa de dar mais dignidade aos usuários da saúde pública, a Prefeitura de Marechal Deodoro inaugurou nesta quarta-feira (14), o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Chamado de Espaço Acolher, o novo ambiente conta com área de lazer com piscina e campinho de futebol, além de uma equipe multidisciplinar com mais de 15 profissionais.

Localizada na Rodovia Edval Lemos, próximo ao antigo Restaurante Mariskus, a nova estrutura do CAPS, que atende pessoas com transtornos mentais, agora conta com sala de oficinas de artesanato, consultórios, piscina para hidroginásticas e lazer, áreas climatizadas para descanso, campinho de futebol, horta e um refeitório amplo.

Além da nova estrutura, o Espaço Acolher teve as equipes de profissionais ampliadas. No total, são 16 profissionais, entre médico clínico e psiquiatra, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogos, enfermeiras, técnicos de enfermagens, entre outros. Além disso, o local vai contar com o trabalho de uma artista plástica que vai ajudar na capacitação dos usuários para o desenvolvimento de trabalhos artesanais que gerem renda.

A coordenadora do CAPS, Djinha Beltrão, destacou o empenho do prefeito para dar uma melhor estrutura para os usuários, realizando um sonho da saúde deodorense.

“O nome Espaço Acolher não tem esse nome por acaso. Aqui é um lugar onde a gente acolhe, ouve, conversa e dar a atenção necessária aos usuários. E este dia, quatorze de março ficará marcado na história da saúde deodorense, pois a gestão do prefeito Cacau está realizando este sonho, dando mais dignidade aos pacientes do CAPS”, afirmou.

Dentre os serviços ofertados, o novo CAPS contará com o grupo de Arteterapia, grupo de Fumantes, grupo de Alcoólatras e grupo das Famílias.

Durante a solenidade, o público pôde prestigiar apresentações artísticas dos usuários, que cantaram o hino do CAPS e a música Amigos para Sempre. O prefeito Cacau agradeceu o empenho da equipe e afirmou que o novo espaço veio para dar mas dignidade aos usuários e servidores do município.

“Desde quando assumi, trabalhamos para tirar o CAPS daquela estrutura de antes, que era velha e sem a forma adequada. Este novo local vem para dar dignidade aos usuários e aos servidores, uma equipe comprometida com o trabalho. Agora os profissionais poderão desenvolver diversas atividades que vão auxiliar no tratamento. Agradeço todo o carinho e parabenizo a todos por se empenhar tanto”, concluiu.

Mãe de três usuários, Dona Benedita Maria agradeceu ao prefeito. “Ficou muito bom este espaço aqui. Com essas atividades que vão ter, eles vão ocupar a mente. Obrigado Cacau, porque é muito bom pra mim ter tudo isso, tenho três filhos que tomam remédio”, afirmou.

O novo CAPS Espaço Acolher tem atendimento todos os dias, de 8h às 16h.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos