E-commerce cresce 7,5% em 2017; livros não são prioridade

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Dados divulgados este mês pela Ebit – empresa que realiza pesquisas online para analisar e entender o perfil e hábitos do consumidor virtual – apontam crescimento de 7,5% no faturamento do e-commerce brasileiro em 2017, movimentando R$ 47 bilhões ante R$ 44,4 bilhões em 2016. A Ebit aponta ainda que entre os 50,3 milhões de pedidos, o investimento em livros, assinaturas e apostilas representa apenas 8,3% do volume total.

Com o percentual, a categoria ocupou a 6ª posição entre as 10 mais requeridas no comércio eletrônico do Brasil, totalizando aproximadamente 4,1 milhões de pedidos em 2017. No ano anterior, a categoria ocupou a 3ª posição entre as 10 principais e concentrou 12,2% do volume de pedidos em 2016, atrás apenas das categorias de “moda e acessórios” (13,6%) e “eletrodomésticos” (13,1%).

Entre as 10 categorias mais compradas por brasileiros em sites internacionais, os livros ocupam a 10ª posição. O consumo também reduziu nos últimos anos: em 2015, a categoria concentrou 18% das compras; em 2016, 13%; e, em 2017, apenas 10%.

Segundo o relatório, além do estímulo à migração dos consumidores do espaço físico para o online, há tendências de investimento em vendas via dispositivos móveis por parte das empresas. Em 2017, os tablets e smartphones representaram 27,3% das plataformas utilizadas para compras contra 23% em 2016. Consequentemente, os computadores representaram 72,3% das plataformas adotadas no e-commerce ante 77% em 2016. A previsão é de crescimento em 2018 podendo alcançar 37% das compras no último trimestre.

Educação a distância

A migração do volume de compras do ambiente físico para o online pode representar uma oportunidade. Dados do Ministério da Educação apontam para um crescimento de 85% nos pólos de educação a distância. Também de acordo com o MEC, o ensino EAD registrou crescimento de 18,6% nas matrículas em instituições de ensino superior da modalidade.

Bolsas de estudo

Embora os livros não sejam prioridade no e-commerce, o consumidor pode aproveitar o fato de estar conectado para investir na sua qualificação. Uma das formas é utilizar as bolsas de estudo de até 70% ofertadas por meio do programa Educa Mais Brasil. O desconto é aplicado nas mensalidades dos cursos EAD de graduação e de pós-graduação disponíveis em todas as regiões do Brasil. Acesse http://www.educamaisbrasil.com.br/alagoas24horas para conhecer as oportunidades.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

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