Dia D do Governo Presente realiza mais de 9 mil atendimentos em no Sertão

SesauDIA D DO GOVERNO PRESENTE  foto olival santos (169)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou 9.661 atendimentos durante o Dia D do Governo Presente, que ocorreu na terça (13), quarta (14) e quinta (15) no Sertão alagoano. As ações ocorreram respectivamente, nos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão.

Durante o evento, a Sesau montou Arenas da Saúde, onde foram ofertados testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de glicemia, além de aferir a pressão arterial. Também foram disponibilizados Espaços Bem-Estar, onde a população teve acesso a massagens e orientações nutricionais e, ainda, foram disponibilizadas consultas especializadas.

Além de ortopedia, fonoaudiologia, cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia, a população teve acesso a exames de eletrocardiograma e consultas com gastroenterologista, neurologista e endocrinologista. Segundo a assessora técnica da Sesau, Simoni Mazoni, as ações tiveram o propósito de levar informação, testes preventivos e consultas especializadas para a população.

“Os moradores de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão foram contemplados com ações importantes na área da saúde. Isso porque, a Sesau disponibilizou consultas que, normalmente, são encontradas em cidades maiores e em centros de referência”, salientou.

Também durante a ação, foram entregues preservativos masculinos e kits de saúde bucal. “A informação e prevenção são as principais armas para evitarmos problemas de saúde e infecções graves, como a sífilis e o HIV. Com ações de promoção de saúde, estimulamos a cidadania e o cuidado com a saúde”, destacou Simoni Mazoni.

A assessora, que também atua como psicóloga e profere palestras sobre ISTs, reforçou que a prevenção e o tratamento das infecções ligadas à atividade sexual desprotegida são prioridades da gestão estadual de saúde. “O sexo sem proteção pode trazer consequências permanentes para a vida de uma pessoa, e até o óbito. Por isso, é essencial o trabalho dos técnicos da Sesau, que levam informação e conscientização para o povo”, salientou.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos