Rússia vai às urnas para eleger novo presidente; Putin é candidato favorito

Há 18 anos no poder, o presidente russo deve ser reeleito neste domingo; país possui 11 fusos horários diferentes, então votação deve durar 22 horas.

Reproduçãodmzpc9w31rt0gah1z3yx3ga5s

A população russa escolherá, neste domingo (18), quem será o presidente do país pelos próximos seis anos. Sob o mesmo poder há 18 anos, a tendência é que pouca coisa mude. Afinal, o atual mandatário, Vladimir Putin , lidera com ampla vantagem as pesquisas de intenções de voto nas eleições na Rússia e deve ser reeleito.

Putin tem uma popularidade de 80% e, segundo os institutos de pesquisas, conquistou quase 70% dos 110 milhões de eleitores que vão às urna hoje. Ele concorre com sete candidatos, mas, de acordo com analistas, nenhum possui força política capaz de derrubá-lo nas eleições na Rússia .

O oitavo, talvez mais preparado para incomodar Putin nas urnas, seria o opositor Alexei Navalny. Porém, ele foi considerado inelegível pela Justiça russa, sob o argumento de ter antecedentes criminais em um caso de corrupção que ele alega ter sido politicamente motivado.

Sem Navalny na disputa, a corrida presidencial fica fácil para o atual presidente, que, com 70%, é o único a obter mais de 10% das intenções de voto.

Quem concorre ao Kremlin

Os demais candidatos representam diferentes setores da sociedade russa e diferentes gerações. Entre os representantes das velhas gerações de políticos estão, além de Putin, de 65 anos, o polêmico ultranacionalista do Liberal Democrático Vladimir Zhirinovsky, de 71 anos, e o líder do Partido Liberal Yabloko, Grigory Yavlinsky, de 65 anos.

Aos 58 anos, Pavel Grudinin é o candidato do Partido Comunista, que também é ultranacionalista. Sua candidatura representa uma surpresa porque a expectativa era de que quem entraria na disputa seria o veterano líder, Gennady Zyuganov.

A nova geração é representada pela única candidata mulher, Ksenia Sobchak, de 36 anos, que entrou na política recentemente. A lista de candidatos é completada pelo comunista – este de vertente stalinista – Maxim Suraikin, de 39 anos, o empresário Boris Titov, de 58, e o nacionalista Sergey Baburin, de 59.

Nas eleições na Rússia, todos que tiverem mais de 18 anos podem votar, embora o voto não seja obrigatório. Nesse pleito, em que será escolhido apenas o presidente do país, a população costuma participar mais que nas eleições legislativas, por exemplo. Além disso, como a Rússia é extensa e possui 11 fusos horários distintos, a votação se dá ao longo de 22 horas consecutivas, contando toda a extensão, de ponta a ponta.

Fonte: IG

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos