Ifal apura trote violento e vandalismo de alunos; estudantes podem ser expulsos

Ascom IFALIFAL

IFAL

A direção-geral do Campus Ifal divulgou nota oficial sobre o trote violento ocorrido na última sexta-feira (16) em Maceió, quando duas alunas foram feridas por veteranos com uma substância química. Além das estudantes, um professor também teria sido atingido no Bloco de Química.

Ainda segundo a nota, o Ifal também apura suposta agressão registrada em ônibus escolar no entorno do Campus, que também teria a participação de alunos do Ifal. As identidades dos agressores não foram divulgadas. As alunas receberam os primeiros atendimentos ainda na escola e posteriormente foram levadas para a UPA do Trapiche e para um hospital particular no bairro do Farol.

O Ifal afirma, também, que os responsáveis pelos atos de agressão foram identificados e responderão de acordo com os normativos discentes, visto que trotes e calouradas são proibidos pela Portaria nº 24, da Direção Geral do Campus Maceió, de 12 de fevereiro de 2016, que prevê a penalidade de expulsão de transgressores.

Leia a nota na íntegra:

Tendo em vista os fatos ocorridos na última sexta-feira, dia 16/03/2018, no Ifal Campus Maceió, onde existiram episódios de trotes violentos a estudantes, a gestão do Ifal Campus Maceió informa que, ao tomar ciência dos fatos ocorridos, direcionou pessoal para monitorar o pátio do Instituto. Cabe esclarecer que os fatos ocorreram em uma sala de aula do bloco de Química. A gestão atendeu e acompanhou prontamente as alunas no setor médico. Os pais foram comunicados. Uma das alunas atingidas foi levada à Unidade de Pronto Atendimento – UPA e outra aluna aguardou a mãe no setor médico para levá-la ao Hospital UNIMED. Enquanto aguardava, teve toda assistência médica. Também há relatos discentes de fatos de agressão ocorridos em ônibus escolar e no entorno do Campus, que também estão sendo apurados.

A gestão do Ifal Maceió repudia veementemente todos os fatos ocorridos e reafirma o compromisso com a comunidade acadêmica e a responsabilidade sobre a apuração dos fatos. Os responsáveis pelos atos de agressão foram identificados e responderão de acordo com os normativos discentes, visto que trotes e calouradas são proibidos pela Portaria nº 24, da Direção Geral do Campus Maceió, de 12 de fevereiro de 2016, que prevê a penalidade de expulsão de transgressores. A gestão do campus reforça também que a prática de trote é forma de constrangimento tipificada como crime pelo artigo 186 do Código Penal, e que providências sobre o caso também serão solicitadas a autoridades competentes.

 

Pedimos desculpas pelos transtornos,

e agradecemos pela atenção.

Atenciosamente,

Gestão Ifal Campus Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos