Festival Alagoas Feita à Mão marca celebrações da Semana do Artesão

Até o próximo domingo (25), aproximadamente 40 artesãos expõem e comercializam suas produções em shopping de Cruz das Almas

ReproduçãoAté o próximo domingo (25), aproximadamente quarenta artesãos irão expor e comercializar suas produções em shopping

Até o próximo domingo (25), aproximadamente quarenta artesãos irão expor e comercializar suas produções em shopping

“É uma comemoração diferenciada, uma oportunidade de expor e comercializar meu trabalho. Além disso, é uma honra representar meu pai, Manoel da Marinheira, durante este Festival”. É assim que o Mestre André da Marinheira define o Festival Alagoas Feita à Mão, que teve início na segunda-feira (19), na Praça Central do Parque Shopping, e marca as ações em celebração à Semana do Artesão em Alagoas.

Reconhecido como Mestre Artesão, André aprendeu a esculpir em madeira com seu pai no município de Boca da Mata e faz disso sua profissão há mais de 35 anos. Com dedicação e desejo de reproduzir a cultura local de alguma forma, o artesão imprimiu personalidade nas suas obras, transformando-se em um dos principais nomes do artesanato alagoano. É tanto que só em um único dia do Festival comercializou 14 peças e recebeu outras encomendas.

“Já estou sentindo o clima do Festival, que nesta edição é diferenciada, pois é realizada em um shopping, e por conta da grande movimentação do local, nos oferece uma oportunidade única de comercializar e expor nossas peças”, opina o Mestre, que participou também de outras edições do evento, que antes era denominava-se Semana do Artesão.

ReproduçãoJosefa Severiano

Josefa Severiano

Diferentemente de André, é a primeira vez que Josefa Severiano participa em um evento idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Com peças em renda de bilro, a artesã acredita no Festival como uma semana de valorização do trabalho dos artesãos locais.

“A minha irmã, a Mestre Maria Severiano, sempre participou, mas essa é a minha estreia em feiras desse tipo. Acredito que seja uma maneira dos artesãos aparecerem e sinto que em Alagoas somos valorizados. Se não fossemos reconhecidos, ninguém ia nos procurar para fazer parte de tudo isso. A sensação é de realização em ter sido convidada e de estar comemorando o Dia do Artesão aqui”, compartilha Josefa.

O festival

Até o próximo domingo (25), aproximadamente quarenta artesãos irão expor e comercializar suas produções no shopping de Cruz das Almas. Os transeuntes poderão conferir as mais diferentes tipologias do artesanato alagoano como fios e tecidos, barro, madeira e fibras vegetais.

ReproduçãoAté o próximo domingo (25), aproximadamente quarenta artesãos irão expor e comercializar suas produções em shopping

Até o próximo domingo (25), aproximadamente quarenta artesãos irão expor e comercializar suas produções em shopping

Na mostra, é possível encontrar peças dos Mestres artesãos Patrimônios Vivos do Estado: André da Marinheira, Maria Severiano, Arlindo Monteiro e Vânia Oliveira. Além deles, participam do evento alguns grupos, como Associação de Artesãs do Pontal de Coruripe, Associação do Pontal da Barra, Amor Caseado, Crochê, Fulô A, Fibra Chã, Coité Iluminado e Mimos de Dona Peró. Além de artesãos como Demode, Solange Arruda, Karine Quintiliano, Mari Assis, La Gaveta, Eneide, Nena, José Firmo e Tati Barros, entre outros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos