Apagão deixa trânsito caótico em Maceió; prejuízos ainda não foram calculados

CortesiaTrânsito ficou caótico nos corredores de transporte da capital

Trânsito ficou caótico nos corredores de transporte da capital

Uma tarde de caos e informações desencontradas. O apagão registrado na região Norte-Nordeste, na tarde desta quarta-feira (21) provocou o caos generalizado em Alagoas, a exemplo das demais cidades afetadas. Além da eletricidade, serviços como telefonia móvel, fixa e internet foram interrompidos. Em Maceió, a falta de semáforos deixou o trânsito caótico nos principais corredores de transporte da capital.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico emitiu nota informando que o desligamento ocorreu às 15h48 e começou a ser restabelecido às 16h15. Contudo, em Alagoas, o fornecimento elétrico foi retomado de forma gradativa. Em Maceió, até às 18h vários bairros da parte baixa permaneciam sem eletricidade.

Nenhuma autoridade se manifestou oficialmente sobre o apagão, nem conseguiram mensurar o prejuízo causado. Escolas, shoppings, empresas e repartições públicas liberaram os funcionários, o que provocou uma corrida para casa, sobrecarregando o sistema de transporte coletivo e deixando as paradas de ônibus lotadas.

Veja a nota oficial da ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Assessoria de Imprensa

Operador Nacional do Sistema Elétrico

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos