Semana Santa: Arquidiocese divulga celebrações presididas por dom Antônio Muniz

Católicos vão celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo

DivuglaçãoCaminhada Penitencial do Clero

Caminhada Penitencial do Clero

A Arquidiocese de Maceió divulgou a programação das celebrações da Semana Santa presididas por dom Antônio Muniz Fernandes. Os fiéis vão participar da abertura neste Domingo de Ramos (25) com a procissão às 08h, saindo da Igreja São Gonçalo, no bairro do Farol, e Missa na Catedral. As cerimônias vão acontecer até a Páscoa (1º) no Centro de Maceió.

O arcebispo participa da Caminhada Penitencial na segunda-feira (26), às 5h, com saída da Igreja Nossa Senhora da Conceição, da Paróquia Sagrada Família, para o Carmelo Santa Teresinha, em Riacho Doce.

Na terça-feira (27), tem a tradicional Procissão do Encontro às 17h. Os homens conduzem a imagem do Senhor dos Passos, da Igreja dos Martírios, e as mulheres a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja de São Benedito. As procissões se encontram na Praça Deodoro para a Santa Missa.

DivulgaçãoSemana Santa

Semana Santa

A Missa do Crisma vai reunir o clero da Arquidiocese de Maceió, da capital e do interior, na Catedral Metropolitana na manhã da Quinta-Feira Santa (29). À noite, o arcebispo preside a Missa do Lava-Pés, e depois haverá a transladação do Santíssimo Sacramento para a Igreja do Rosário.

A Sexta-Feira Santa (30) será marcada pela meditação do Ofício da Agonia, Celebração da Paixão às 15h e procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro. No Sábado Santo (31), tem Vigília Pascal com início às 19h na calçada da Assembleia Legislativa.

O que é a Semana Santa?

Após a Quaresma, os católicos celebram, na Semana Santa, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A “Semana Maior” se inicia com a recordação da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do Domingo de Ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.

Confira a programação completa:

DOMINGO DE RAMOS (25/03)
8h – Procissão de Ramos, saindo da Igreja São Gonçalo, e Missa na Catedral.

SEGUNDA-FEIRA SANTA (26/03)
05h – Caminhada Penitencial, com saída da Igreja Nossa Senhora da Conceição para o Carmelo Santa Teresinha, em Riacho Doce.

TERÇA-FEIRA SANTA (27/03)
17h – Procissão do Encontro: (Homens) Imagem do Senhor dos Passos, saindo da Igreja dos Martírios. (Mulheres) Imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja de São Benedito. Encontro na Praça Deodoro e Missa.

QUARTA-FEIRA SANTA (28/03)
19h – Ofício das Trevas.

QUINTA-FEIRA SANTA (29/03)
9h – Missa do Crisma.
19h – Missa do Lava-Pés.
Logo após, transladação do Santíssimo para a Igreja do Rosário.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (30/03)
12h – Oficio da Agonia.
15h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus.
Logo após, procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro.

SÁBADO SANTO (31/03)
19h – Vigília Pascal (início na Praça da Assembleia para a Catedral).

DOMINGO DE PÁSCOA (1º)
9h e 17h – Missa de Páscoa.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos