Operação em Arapiraca identifica chefes de quadrilha dentro do Sistema Prisional

de facções criminosas que dão ordens de dentro dos presídios

Déborah Moraes / AL24HDelegado Thiago Prado

Delegado Thiago Prado

A cúpula da Segurança Pública (SSP), em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje, 23, divulgou detalhes da Operação Ares II, deflagrada ontem (22), em Arapiraca, a fim de desarticular atividades ilícitas praticadas por facções criminosas no município e em todo Agreste alagoano. A ação identificou organizações criminosas eram lideradas de dentro de presídios.

A operação, que foi desencadeada após cinco meses de investigação, sob coordenação do delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado, e do comandante do 3º BPM, capitão Luciano, resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão, 15 deles cumpridos contra pessoas que já se encontram sob custódia do Estado.

Foram presos José Ivo da Silva dos Santos, de 24 anos; Nathália Cristina da Silva, de 20 anos; Girleno Ferreira da Costa, de 38 anos; Marcelo da Silva Canuto, de 27 anos; Jefferson dos Santos, de 22 anos; José Lean Guedes de Souza, de 29 anos; Tiago Raimundo dos Santos, de 28 anos; Erivaldo Santos Gomes e um adolescente, de 16 anos.

No sistema prisional estavam: Maciel Barros Marinho, vulgo “Salsicha”; Claudio Henrique da Silva Gomes, conhecido como “Galeguinho ou motorista”; Carlos Alberto dos Santos Oliveira, o “Bigola”; Samuel dos Santos Campos, conhecido como “Irmão” ou “Levi”; Matheus Maciel da Silva; Giliel Oliveira da Silva, o “G2”; Claudevan Pereira da Silva, o “Bob”; Jeverton dos Santos, vulgo “Toni”; Diogo Aureliano de Freitas, “Bagaceira”; João Carlos Martins da SIlva, conhecido como “B2” ou “Branco”; Alice Torquato dos Santos; Levy Rodrigo Fernandes Ramos; Josivan dos Santos Araújo Júnior, conhecido como “Coiote”; Aldair Mendes dos Santos, o “Feijão”; e Wanderson de Melo Santos, o “Andinho”, apontado pelo delegado como um dos líderes das organizações criminosas, junto com outro elemento identificado apenas como “Playboy”.

Os suspeitos estavam nos presídios de Segurança Máxima, Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval, Santa Luzia, Unidade de acolhimento inicial masculina, Casa de custódia da Capital, em Maceió, e Presídio do Agreste, em Arapiraca.

Todos tinham ligação com as práticas de tráfico de drogas, roubos e homicídios naquela região.

Além deles, duas pessoas morreram em confronto com a polícia, em situações distintas. Etjames Falcão Barbosa, de 43 anos, que tinha envolvimento com roubos à bancos, e Tony Paulo Santos Silva, de 29 anos, que tinha envolvimento com roubos de cargas, reagiram a investida policial e acabaram feridos e não resistindo.

Déborah Moraes / AL24HSec. Cel. Lima Júnior

Sec. Cel. Lima Júnior

O secretário de Segurança Pública, Cel. Lima Júnior, informou que todos os suspeitos já presos serão responsabilizados criminalmente por esses novos mandados, que significarão acréscimos às suas penas e que a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), responsável pelos presídios, já foi informada a respeito dos novos mandados e caberá a esta pasta decidir se alguma medida disciplinar será tomada em relação aos presos citados.

Segundo o delegado Thiago Prado, a operação começou com 120 policiais militares e civis. Hoje, 20 homens ocupam o bairro Primavera com apoio de um ônibus da polícia e a cavalaria.

A operação contou com apoio da Radiopatrulha, Bope, 10º BPM, 11º BPM, 1ª CPM/I, 4ª DRP, 52º DP, Cisp de Girau de Ponciano, Tigre, Asfixia, 17ª Vara Criminal da Capital e Grupo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Estado (Gecoc), além do setor de inteligência da SSP e Grupamento Aéreo. Foram apreendidos na ação, três armas calibre 38, pouco mais de meio quilo de maconha e 200 gramas de crack.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos