Semarh entrega Comenda Guardião das Águas em 28 de março

Honraria contempla pessoas que atuam na preservação da água em Alagoas

Ascom SemarhCOMENDA 2017(2)

A preservação dos recursos hídricos no Estado de Alagoas ganha destaque pela terceira vez com mais uma entrega da Comenda Guardião das Águas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A honraria será destinada a 12 personalidades em 28 de março, a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas. Por dois anos, a comenda, que constitui a mais alta condecoração concedida pela Semarh, consagra os trabalhos acerca da preservação da água e também na atuação de proporcionar o acesso desse recurso em comunidades que mais sofrem com a seca.

Os agraciados já foram definidos, conforme publicação em Diário Oficial do Estado (DOE) em 5 de março deste 2018. Os escolhidos cumpriram os requisitos por desenvolver ações em prol dos recursos hídricos.

Portanto, receberão a comenda Comenda Guardião das Águas José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente; Alberto Fonseca, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual; Fernando José Mendes Pinto, presidente do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual; Iran Campello Normande, biólogo; Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, professora; José Gino de Oliveira, engenheiro civil e gerente de operações da Semarh; Luís Napoleão Casado Arnaud Neto, engenheiro Agrônomo; Maria do Carmo Vieira, educadora ambiental; Maria Alves de Magalhães, ambientalista; Ricardo José Soavinski, oceanógrafo e presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Ronaldo Pereira Lopes, vice-prefeito do município de Penedo.

Criação

A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015.

A honraria é destinada a pessoas físicas que contribuem efetivamente com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas, após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo titular da Semarh, Alexandre Ayres com a participação do Gabinete Civil e Superintendência de Meio Ambiente.

“A Comenda Guardião das Águas contribui diretamente para que as pessoas continuem preservando a água e a utiliza de forma responsável. O Governo de Alagoas preza e atua para evitar desperdícios. Estas pessoas, agraciadas com a Comenda Guardião das Águas, incentivam à preservação, educam e investem para que os recursos hídricos do estado continuem sendo fonte de desenvolvimento da população”, destaca Alexandre Ayres.

Em 2016, o Governo de Alagoas prestou homenagem a doze personalidades, na primeira edição da entrega da comenda. Em 2017, nove pessoas foram agraciadas com a Comenda.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos