Prefeitura, IMA e Ibama discutem criação de novo parque

Ascom / SemdsReunião aconteceu na sede do Ibama.

Reunião aconteceu na sede do Ibama.

A criação de um novo parque com reserva ambiental na capital alagoana, a exemplo do Parque Municipal, deve se consolidar nos próximos dois anos. Esta é a proposta da Prefeitura de Maceió, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que criaram nesta sexta-feira (13) um grupo de trabalho para viabilizar os trâmites burocráticos. A partir de agora, técnicos da União, do Estado e do Município trabalham conjuntamente para estruturar a proposta e abrir ao público um espaço com aproximadamente 90 hectares de Mata Atlântica, pré-denominado de Parque do Horto Florestal.

“A reunião foi bastante produtiva e nos deixou contentes pela dimensão de uma iniciativa que, sem dúvidas, trará benefícios importantes ao meio ambiente. A criação de um novo parque na região que inclusive, anos atrás, já foi aberta ao público trará mais um espaço de contemplação, lazer e preservação ambiental. Ficamos felizes em poder trabalhar com o Ibama e o IMA para que, juntos, possamos consolidar o projeto. Estamos empenhados e vamos garantir esforços institucionais e políticos para que possamos abrir aos alagoanos um novo parque”, disse o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, órgão que representa a Prefeitura no grupo de trabalho tripartite.

O secretário-adjunto da Semds, Fábio Palmeira, também participou do encontro realizado na sede do Ibama. Para o gestor, a proposta discutida atende ao anseio da população em relação à criação de áreas em que o cidadão possa usufruir do meio ambiente e momentos de lazer. “Trabalhando conjuntamente neste projeto conseguiremos desenhar a reabertura do antigo horto, agora estruturado como um parque seguindo critérios técnicos e com toda a responsabilidade de manter o local completamente preservado”, ressalta Palmeira.

Superintendente do Ibama em Alagoas, Mário Daniel Sarmento contou durante a reunião que a ideia da criação de um novo parque ambiental em Maceió vem sendo pensada pelo órgão federal há um tempo. Segundo ele, a proposta é ceder uma área do Instituto de aproximadamente 50 hectares, que, junta a outros dois espaços vizinhos e de propriedade do Estado e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), somam ao todo mais de 90 hectares de Mata Atlântica. Mário Sarmento afirmou que, com a criação do grupo de trabalho, a ideia é viabilizar a cessão destes espaços para que possam compor o novo parque.

“Havíamos planejado em abrir ao público esta área do Ibama, que tem um potencial para parque, mas era algo ainda embrionário. Agora, com a realização desta reunião e a junção da União, do Estado e do Município, conseguimos fazer com que o projeto se torne viável do ponto de vista técnico. O passo agora é dar celeridade aos trabalhos do grupo para que possamos evoluir nas decisões, possibilidades e obstáculos que vierem a surgir”, afirmou Mário Daniel Sarmento.

O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, também reforçou a importância da proposta em virtude do contexto ambiental e, durante a reunião, garantiu o empenho de técnicos do órgão para a consolidação do Parque.

“O IMA sai dessa reunião muito satisfeito, já que reunimos os três órgãos responsáveis pelo meio ambiente em Maceió. Vamos avançar muito para criar esse parque, que já saiu daqui pré-nome de Parque do Horto Florestal. Ficamos muito satisfeitos e temos a expectativa de que esse parque sirva a sociedade no tempo mais curto possível. Criamos o grupo de trabalho para que as nossas equipes se debrucem sobre as questões técnicas e esperamos que isso acontece o quanto antes”, ressaltou o gestor estadual.

Após a reunião, os profissionais do Ibama, do IMA e da Semds já se reuniram e alinharam os encontros semanais para a deliberação das questões técnicas e burocráticas, trabalho que resultará na formatação do projeto de lei que deve instituir o novo parque ambiental de Maceió.

Fonte: Ascom / Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos