Peritos e legistas decidem paralisar 48 horas com redução de atendimento nos locais de crimes

Jorge Farias / AL24H - ArquivoPerícia

Perícia

Por unanimidade, os peritos oficiais e legistas do estado de Alagoas, decidiram, em assembleia, na tarde desta terça-feira, 17, pela paralisação de 48 horas nos dias 23 e 24 de abril. Eles manterão os 30% dos serviços, mas com ressalvas, a exemplo do atendimento em locais de crimes onde atenderão de um por dois. Já no Instituto Médico Legal, nas unidades de Arapiraca e Maceió, serão preservados apenas exames de abuso contra menores e de necropsia.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Alagoas (Sinpoal), Paulo Rogério Ferreira, fala em decepção por parte da categoria.

“Tentamos a todo custo uma cordialidade com o Governo, fazendo com que entendesse nossa situação e respeitasse nossos direitos. Mas, ele não se manifestou e continuou a ignorar a categoria, então reagimos conforme o tratamento. Vamos paralisar por 48 horas, podendo chegar a uma paralisação total”, afirma Paulo Rogério.

A assembleia deliberou que os chamados para locais de homicídios funcionarão da seguinte forma: a equipe sai para os levantamentos, mas não pericia os dois locais seguintes. Ou seja, os peritos criminais atuarão a cada três homicídios.

“Vai ser assim, vamos ao primeiro local, deixamos de atender os dois seguintes e recomeçamos no quarto. Não atendemos o quinto e o sexto, atendemos o sétimo. Infelizmente temos de intensificar nossa mobilização, até sermos recebidos e obtermos uma resposta do governo”, reforça Rogério.

Os peritos criminais e os médicos legistas já apresentaram a pauta ao Governo, elencando a convocação da reserva técnica, pedindo concurso para auxiliares de perícia, também a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), mas até o momento não lograram êxito.

A carência de recurso humano sobrecarrega os profissionais nos locais de crime, tendo o perito que acumular funções e retardar os levantamentos. A situação também é assim no Instituto Médico Legal.

Fonte: Sinpoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos