Moradias condenadas pela Defesa Civil começam a ser demolidas nesta quinta

Marco Antônio/ Secom MaceióEquipes da Defesa Civil mapearam a região.

Equipes da Defesa Civil mapearam a região.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), inicia, nesta quinta-feira (19), a demolição de residências localizadas em áreas de risco na capital alagoana. Nesta primeira etapa, serão 39 moradias já desocupadas e localizadas no bairro de Santo Amaro, parte alta da cidade.

As residências foram condenadas e mapeadas pela Defesa Civil municipal após as chuvas que atingiram a cidade no ano passado. Outros imóveis que ficam próximos a encostas e oferecem risco de desmoronamento também serão demolidos.

Uma comissão formada por representantes de diversos órgãos municipais está responsável pelo planejamento e execução de cada etapa do processo. O cronograma está sendo definido nas reuniões semanais, sempre após a avaliação do que já foi realizado e a projeção é que, a cada semana, uma área seja atendida.

O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, informou que os moradores foram cadastrados em 2017 no programa de habitação do município. “Os proprietários desses imóveis assinaram um termo de demolição e essas casas desocupadas serão demolidas imediatamente pelo risco de desabamento e de até mesmo de outras famílias invadirem”, alerta. “O objetivo da gestão municipal é a prevenção e evitar a perda de vidas”, conclui.

Marco Antônio/ Secom MaceióImóveis correm risco de desmoronamento

Imóveis correm risco de desmoronamento

Além da Semscs, os órgãos municipais envolvidos na operação são Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil. A Eletrobras também participa da ação.

Ponto de encontro

As equipes vão se encontrar às 8 horas, no Posto Texaco da Avenida Fernandes Lima (próximo à entrada do Memorial Parque das Flores). De lá, seguem para os pontos de demolição.

Fonte: Ascom Semscs

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos