São Paulo é o principal mercado emissor de turistas para Alagoas

SedeturSão Paulo foi responsável por 41,53% do fluxo nacional de turistas

São Paulo foi responsável por 41,53% do fluxo nacional de turistas

Alagoas segue como um destino atrativo nacionalmente. Dados do primeiro bimestre do ano, levantados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), apontam que os principais mercados emissores para o Estado durante os meses de janeiro e fevereiro foram São Paulo e Pernambuco.

Em janeiro de 2018, São Paulo foi responsável por 19,34% do fluxo nacional de turistas, seguido por Pernambuco (13,19%) e Minas Gerais (12,98%). Já no ranking das regiões, o Sudeste aparece em primeiro com 39,64%, o Nordeste (30,30%) e o Centro-Oeste (15,63%) estão em segundo e terceiro lugar.

Enquanto em fevereiro, São Paulo liderou o ranking com 22,19% e Pernambuco em segundo lugar (12,71%). Ultrapassando Minas Gerais, a Bahia ocupa a terceira posição com 11,37% dos visitantes. Entre as regiões, o Nordeste aparece como principal emissor de turistas para o Estado, seguido do Sudeste (32%) e do Sul (14,42%).

O crescimento aponta para o êxito das articulações da Sedetur com a promoção do destino em feiras e eventos, apresentando Alagoas e sua diversidade aos principais mercados do país. A atividade turística movimenta a economia com geração de postos de trabalho, contribuindo com a renda da população alagoana.

O fluxo turístico regional também mostrou resultados satisfatórios. É tanto que Pernambuco figura em segundo lugar entre os Estados que mais visitam Alagoas. Conforme o superintendente de turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas, as iniciativas do Governo de Alagoas para melhorar as rodovias atraíram a atenção dos estados vizinhos. “Os números de Alagoas mostram que estamos tendo um crescimento no turismo regional devido à duplicação da BR-101, que facilita a chegada de novos turistas de Sergipe e Pernambuco”.

Ainda segundo Kugelmas, a participação de Alagoas na WTM, principal feira de turismo da América Latina, possibilitou a continuidade do diálogo entre Sedetur e malha aérea. “Conseguimos ter uma agenda com as principais companhias aéreas, definindo promoções e novos voos que darão ainda mais visibilidade a Alagoas no mercado. Já temos um voo da Azul Viagens de Guarulhos para Maceió que terá as operações iniciadas em julho”.

Já para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, Alagoas segue como destino destaque no país, tal fato comprova a eficácia das estratégias adotadas para fomentar ainda mais o turismo no Estado.

“Nos primeiros meses do ano já inauguramos mais de mil leitos só na capital, sem contar com as cidades do interior. O fato é que somos a unidade federativa que mais constrói hotéis e recentemente nos elegeram o melhor destino do Brasil com o prêmio Top Aviesp. Isso é fruto de uma articulação constante com as companhias aéreas na busca por novos voos. Além disso, os benefícios promovidos pelo Governo de Alagoas, como redução do QAV e o Prodesin têm sido excelentes diferenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo alagoano”, ressalta o secretário Rafael Brito.

Fonte: Sedetur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos