Vítimas de golpe da ‘CNH Social’ lotam central de polícia; suspeito é procurado

CortesiaVítimas de golpe fazem fila na Central de Polícia de Arapiraca para denunciar suspeito

Vítimas de golpe fazem fila na Central de Polícia de Arapiraca para denunciar suspeito

Um empresário, identificado como José Cícero Batista dos Santos, está sendo procurado pela polícia após ser acusado de vender habilitação a preço de custo em diversas cidades do Agreste de Alagoas. Cerca de 50 pessoas formalizaram a denúncia na manhã desta terça-feira (24). Informações dão conta que José Cícero informava que as habilitações eram oriundas do projeto CNH Social do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e vendia os documentos por cerca de R$ 880,00, metade do preço do que normalmente é necessário em todo o processo.

Durante toda a manhã de hoje, dezenas de pessoas foram formalizar Boletim de Ocorrência (BO) contra o suspeito na Central de Polícia de Arapiraca. Os denunciantes do golpe são das cidades de Taquarana, Teotônio Vilela, Maribondo e Craíbas, onde José Cícero tem um Pague Fácil e uma empresa que seria a responsável pela “intermediação” do processo de falsificação.

A Polícia Civil trabalha com um número de mais de 200 pessoas que foram enganadas por José Cícero, que alegava que as CNHs eram retiradas a preço de custo, reduzindo assim a quantia investida pelos motoristas que lhe consultavam.

Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, o presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, condenou as ações praticadas por falsificadores de documentos, em especial de CNHs. Segundo ele, o órgão regulador tem feito uma força-tarefa para tirar de circulação as habilitações falsificadas.

“A melhor maneira de se combater esses crimes são com as blitze, já que com a consulta no sistema fará com que seja descoberta a fraude. Desde janeiro de 2015, nós temos criado uma estratégia de blindagem contra esse tipo de crime. Após a criação da tecnologia QR Code e da CNH Digital, ficou cada vez mais difícil de criminosos falsificarem essas habilitações”, afirmou.

O presidente do Detran/AL revelou ainda que solicitará à Polícia Federal um reforço para que mais fiscalizações possam ser realizadas em Alagoas. Antônio Carlos disse também que as pessoas que perdem suas habilitações que informem às autoridades policiais e também que os cidadãos se informem melhor sobre as maneiras de como retirar a CNH diretamente com o Detran.

“Eu irei solicitar o apoio da Polícia Federal para também ser nossa parceira no combate a falsificação de habilitações. É preciso que haja um maior combate nesse tipo de crime, já que esse tipo de crime é cometido tanto pelos falsificadores como também os compradores, que acabam fomentando esse tipo de delito. É importante também que as pessoas que tiverem um documento perdido ou roubado, notifique às autoridades. Pois esse documento pode cair nas mãos de um criminoso”, finalizou.

A reportagem também entrou em contato com o delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado, que informou está no processo de oitivas das vítimas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos