Investimento em pós-graduação pode aumentar salários em até 118%

A especialização vem se tornando um diferencial em tempos de crise

Educa Mais BrasilInvestimento em pós-graduação pode aumentar salários em até 118%

Investimento em pós-graduação pode aumentar salários em até 118%

Em um cenário de crise, com demissões e cortes de gastos, é preciso sempre buscar maneiras para se manter no mercado de trabalho. Um bom diferencial de empregabilidade é ter uma pós-graduação. Ela pode se tornar um requisito essencial para que o profissional desenvolva a expertise necessária para atuar em uma área específica e ainda aumentar o seu salário em até 118%.

Investir em uma graduação ou especialização impacta diretamente o salários dos profissionais, mas isso depende muito do cargo que ele exerça.  No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado pode aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

Os dados fazem parte da 54º edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação. Ainda segundo a pesquisa, em cargos de diretoria, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação é de 47,2%. No nível operacional ou de assistente, quem possui graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem curso superior.

Fazer uma pós-graduação demanda dinheiro e tempo mas tem compensações. Se você optar por investir em uma pós durante a crise, é importante não deixar o momento influenciar na escolha do tipo de curso. É preciso pensar nos objetivos e planos profissionais que se busca atingir com o novo curso.

Uma pesquisa feita pela Consultoria Produtive (2014), apresenta a relação entre o sucesso e a qualificação. O estudo mostra que, entre os executivos entrevistados, 68% fizeram uma ou mais especializações e apenas 23% pararam na graduação. Além de possibilitar que o profissional aprofunde seus conhecimentos em sua área original, a pós-graduação também abre espaço para outras áreas – mais abrangentes ou próximas da sua área de atuação.

Os principais pontos positivos de fazer uma especialização são melhor colocação no mercado de trabalho e o direcionamento de área. Mas é importante ter muito cuidado ao decidir fazer uma pós. “É recomendado pensar muito antes de escolher a pós-graduação. Além disso, o profissional deve procurar um curso que seja credenciado pelo MEC para evitar futuras frustrações”, explica Hikaro Queiroz gerente de projetos do Grupo Educa Mais, instituição que oferece mais de 70 tipos de especializações.

Hikaro também concorda com a pesquisa da Catho Educação. “Fazer uma pós-graduação realmente aumenta o salário de um profissional. Aqui na instituição, nós temos um curso de pós em Engenharia Elétrica que possibilita que o profissional tenha um segundo credenciamento do CREA e isso, com certeza, se torna um diferencial e oferece novas oportunidade salariais”, conclui.

Se você é profissional, está em busca de diferencial para sua carreira e deseja iniciar uma especialização, pode contar com o Educa Mais Brasil. O programa educacional oferece bolsas de estudo de até 50% para quem deseja começar uma pós-graduação. O programa tem mais de 18 mil instituições parceiras em todo país. Entre no site, escolha o curso do seu interesse e faça sua inscrição. É gratuita!

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos