Sesau promove atividades na semana de comemoração à luta antimanicomial

Objetivo é resgatar a autonomia e cidadania dos portadores de transtornos mentais

Carla CletoDia de Luta Antimanicomial exalta a liberdade e o fim do tratamento em hospitais psiquiátricos_FOTO_Carla Cleto (1)

Em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, que ocorre na próxima sexta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover diversas atividades ao longo desta semana. Com o tema “Há tanta vida lá fora…”, a ação visa ampliar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o propósito de resgatar a autonomia e o exercício da cidadania dos portadores de transtornos mentais.

Nesta terça-feira (15), às 9h, ocorrerá no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió, uma roda de conversa sobre o tema Percurso Histórico da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial: Desafios e Avanços. Além da palestra de diversos profissionais, os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió irão relatar suas experiências de vida. E o coral do Caps Noraci Pedrosa irá emocionar o público com um repertório musical diverso.

Já na quarta-feira (16), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), às 9h, haverá uma roda de conversa sobre o tema Percurso Histórico da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial: Desafios e Avanços e também a apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido, do Caps Casa Verde.

Às 9h da quinta-feira (17), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), haverá o I Encontro de Saúde Mental e de Enfermagem, cujo evento será dividido em dois momentos. No primeiro, será feita uma mesa de discussão, que contará com a participação da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap/Sesau), com exposição acerca da Portaria 3.588, que altera as Portarias de Consolidação n° 3 e n° 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a RAPS.

Enquanto no segundo momento, haverá palestras e apresentação cultural do grupo de Capoeira do Caps Luiz da Rocha Cerqueira, do bairro Serraria. O evento será realizado na Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal (Esenfar).

Ações Educativas – Na sexta-feira (18), data que marca, no Brasil, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, acontecerá na Rua do Comércio, em Maceió, das 9h às 16h, ações assistenciais e educativas, palestras, panfletagem e apresentações culturais realizadas pelos Caps do Estado. O evento contará com a participação das áreas técnicas da Sesau e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de diversos órgãos e instituições parceiras.

Também haverá apresentações culturais, entre elas, a Orquestra da Guarda Municipal de Maceió; do Teatro do Oprimido do Caps Casa Verde, da Uncisal; o Batuque do Mundaú (Consultório de Rua), da SMS; os repentistas do Caps Dr. Manuel Sabino Costa, de Cajueiro; o Coral do Caps Noraci Pedrosa, da SMS; o grupo de Capoeira do Caps Luz da Rocha Cerqueira, da Serraria; além de exposição de peças artesanais do Caps Dr. João Cabral Toledo “Espaço Nova Vida”, de Capela.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos