Coopmar: Prefeitura e Braskem firmam parceria para implantação da coleta seletiva no município

A cooperação visa realizar ações conjuntas para a qualificação do sistema da coleta seletiva e desenvolvimento dos empreendimentos populares

Secom Marechal DeodoroWhatsAppImage20180515at13.09.32

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou de uma reunião com o Projeto Ser + Idealizador para definir os próximos passos para a implantação da coleta seletiva no município. A coleta será realizada por meio da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar). A reunião aconteceu nessa segunda-feira (14), na sede da Braskem, em Maceió.

O município de Marechal Deodoro está na segunda fase para a implantação da coleta seletiva: realização de ações conjuntas para a qualificação do sistema da coleta seletiva e o desenvolvimento dos empreendimentos populares. A primeira fase da cooperação foi firmar uma parceria com a Braskem para estabilizar os catadores em condições básicas para o recebimento de equipamentos industriais.

Após a segunda fase, a cooperativa deve mostrar serviços de qualidade, e a partir disso, iniciar os trâmites com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para construir o termo de contratação para gestão básica no empreendimento.

O principal objetivo do Ser + Idealizador é promover a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores e cooperados, fomentando o a cadeia de reciclagem local. E para alcançar essas metas, o Ser + Idealizador realiza ações para capacitar os catadores, melhora o ambiente de trabalho e expande o programa em números de parceiros apoiadores e de cooperativas assessoradas.

Marechal Deodoro é o segundo município do Estado a firmar parceria com o programa, que é um projeto nacional da Braskem de coleta seletiva do lixo. Os gestores do Ser + Realizador irão atuar periodicamente, durante dois anos na cooperativa, doando todos os equipamentos e materiais necessários, para que de fato, a coleta seletiva possa ser implantada no município.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos