Policial terá que explicar, ao Conseg, sobre comemoração pelo fim dos pardais

Vice-presidente do Conseg classificou postura de PM como "repreensível"

Reproduçãoferreti

Após a polêmica em torno do vídeo gravado pelo soldado da Polícia Militar e empresário, Kleverton Ferreti, comemorando a decisão da Justiça em retirar os radares eletrônicos, os famosos pardais de Maceió, o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) decidiu convocar o militar para prestar esclarecimentos sobre sua conduta, na reunião do colegiado, marcada para a segunda-feira, 21, às 9 horas.

O Alagoas 24 Horas conversou com o vice-presidente do Conseg, Carlos Antônio Gouveia, e foi informado que uma reclamação de providência foi aberta para apurar a conduta do policial, que poderá responder a procedimento disciplinar.

“O Conseg vai apurar a conduta dele como militar e  avaliar se irá abrir um procedimento disciplinar em desfavor do soldado. Para não abrir de imediato o procedimento, temos que ouvi-lo primeiro para saber em quais condições o militar estava naquele momento.  O vídeo não mostra uma conduta de militar e nem de condutor de veículos, já que colocou a vida dele – que estava sem cinto de segurança – e de outras pessoas, em risco. Então, após ouvir seu depoimentos eu e meus pares iremos analisar se há cabimento de um procedimento chamado de condição de relevância, que é a constatação de excessos por parte do agente público. Estes casos, o Conselho tem a função correicional podendo agir para punir”, explicou Carlos Gouveia.

O vice-presidente do Conseg se refere a postura do soldado Kleverton Ferreti como ‘repreensível’ uma vez que o militar aparece nas imagens sem cinto de segurança, sem camisa e oferecendo um ano de pizza grátis ao magistrado Manoel Cavalcante de Lima Neto, responsável por assinar a liminar que determina a retirada dos radares eletrônicos de Maceió.

“O militar tem a prerrogativa de utilizar uma arma de fogo e deve ter a conduta a seriedade, mas aparece no vídeo sem cinto de segurança, sem camisa, fazendo uma situação de deboche ou até descaracterizando uma decisão judicial por mais que isto não tenha sido estabelecido na fala dele. Isto no mínimo é uma conduta repreensível pois não é postura de militar. No vídeo ele aparece gritando que iria dar um ano de pizza grátis ao juiz. Quando ele fala que dará um ano de pizza de graça foi no sentido de que não isto não vai dar em nada?Tudo isto será apurado na reunião do Conseg na próxima segunda”, informou Carlos Gouveia.

Caso o Conseg avalie que a conduta do soldado Kleverton Ferreti feriu o Regimento Interno da PM/AL, o militar pode receber uma advertência, ter parte ou todo o seu salário suspenso por um período e ser suspenso de suas atividades. “Dependendo do grau de comprometimento dele e quais os artigos do Regimento da PM feriu é que será aplicada a punição”, finalizou o vice-presidente do Conseg.

Após diversas críticas, o soldado – que se intitula influenciador digital – emitiu nota assumindo que se excedeu na comemoração da retirada dos pardais e confirmou que não usava cinto de segurança no momento do vídeo.

Confira nota na íntegra:

“Inicialmente quero reiterar minha posição de discordância com o uso dos pardais. Não precisamos de uma indústria de multas, precisamos sim de medidas educativas para redução dos acidentes.

As sanções econômicas até são importantes e surtem o efeito educativo, mas precisam obedecer à legalidade, especialmente quando são geradas por máquinas que não possuem qualquer certificação de regularidade. Minha euforia postada nas redes sociais retratou exatamente a alegria da vitória do povo sobre as arbitrariedades desse mecanismo de multa.

De fato me Excedi e retirei o cinto de segurança para me levantar e fazer o vídeo no carro. Apesar de não estar dirigindo, o carro é meu e vou assumir perante os órgãos de trânsito a multa pelo descumprimento da norma.

Tenho consciência da minha importância como influenciador digital e quero usar isso em favor dos meus seguidores e amigos, provocando uma conscientização da necessidade de obediência às leis de trânsito.

Obrigado pelo carinho e reconhecimento de todos. Continuarei feliz e comemorando por tudo aquilo que favorece os meus seguidores.”

Kel Ferreti!

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos