Laurel ou Yanny? Entenda a polêmica do mais novo áudio misterioso da internet

Enquanto algumas pessoas escutam 'Laurel' e outras claramente ouvem 'Yanny', existem algumas explicações para justificar essa grande diferença

Você se lembra da polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado? Há alguns anos, a foto de uma roupa cujas cores eram verdadeiras incógnitas viralizou nas redes sociais. A polêmica dividiu a internet e foi discutida por mais de uma semana, em uma situação que está prestes a ser repetida com o surgimento de um misterioso áudio.

O áudio computadorizado diz repetidamente uma palavra, que pode ser ouvida de duas formas: como ‘Laurel’ ou como ‘Yanny’. A divergência de opiniões tomou as redes sociais e criou uma nova polêmica , afinal, qual o nome certo? E por que cada pessoa consegue escutar uma palavra diferente?

Escute o áudio e tire suas próprias conclusões:

Afinal, qual é a resposta correta?

Segundo o Independent , a resposta certa é: Laurel e Yanny. O robô em questão estaria dizendo as duas palavras, e uma série de fatores seriam os responsáveis por definir qual delas nós conseguimos ouvir.

O áudio seria formado das duas palavras sobrepostas: a gravação de uma foi colocada sobre a gravação da outra, e como nosso cérebro é incapaz de escutar ambas ao mesmo tempo, ele decide qual delas conseguirá decodificar.

Assim, enquanto algumas pessoas têm certeza que o áudio diz ‘Laurel’, outras estão convictas que o único nome possível é ‘Yanny’, como podemos perceber na “disputa” que chegou aos tópicos mais comentados do mundo no Twitter nesta quarta-feira (16).

A explicação para a polêmica

A diferença básica entre um som e outro está na frequência das vozes. A responsável por dizer ‘Laurel’ é mais profunda e grossa quando comparada com a que fala ‘Yanny. Assim, o que vamos ouvir dependerá da capacidade auditiva de captar tais frequências.

Além disso, pessoas mais jovens costumam escutar frequências mais altas, enquanto pessoas mais velhas, que podem ter a audição prejudicada, têm mais dificuldade para ouvir tais sons. Como ‘Yanny’ está em uma frequência mais alta, ela será identificada com mais facilidade por jovens, o contrário acontecendo com ‘Laurel’.

Mas esse não é o único fator a determinar o que vamos ouvir. Os alto-falantes e fones de ouvido também influenciam no resultado final: se eles reproduzem o som de maneira mais ‘metálica’, será mais fácil escutar Yanny.

O mesmo acontece com o volume de reprodução do áudio: quanto mais alto o volume, mais fácil será escutar ‘Laurel’ no áudio que se tornou a mais nova polêmica das redes sociais.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos