Educação empreendedora: Entenda a importância dessa formação

Brasil ocupa a 56º posição quando se trata de educação empreendedora

Educa Mais BrasilEducação empreendedora Entenda a importância dessa formação

Em algum momento você já ficou pensando em maneiras de melhorar algum aspecto da realidade à sua volta? Isso é uma atitude empreendedora. Diferente do que muitos pensam, o empreendedorismo não está apenas relacionado com a abertura de um novo negócio. Por esse motivo, é tão importante a Educação Empreendedora porque, através dela, além de encontrar soluções para diversos problemas, os jovens terão a oportunidade de aprender a planejar, buscar informações e estabelecer metas.

Uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – um consórcio internacional que possui parceria com o Sebrae – mostrou que o Brasil ocupa a 56º posição em uma lista de 65 países quando se trata de educação empreendedora. Esse dado mostra que a maioria das crianças e jovens brasileiros não aprendem sobre empreendedorismo nas escolas.

A pesquisa também aponta que seis entre dez dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade, mas estão despreparados para empreender. Além disso, uma pesquisa do Datafolha (2012) mostrou que 60% dos brasileiros gostariam de ser seu próprio patrão, mas só 11% estavam no comando de seu próprio empreendimento.

Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar aos estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade. É necessário capacitá-los a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática.

Pensando na importância de capacitar as pessoas para o empreendedorismo, o Sebrae em parceria com o Ministério da Educação, criou o PRONATEC Empreendedor, que apresenta-se como uma efetiva possibilidade para que professores e estudantes estabeleçam metas, definam estratégias e encontrem meios para alcançá-las.

Liga Empreendedora

Com um objetivo bem parecido com o PRONATEC Empreendedor, existe a Liga Empreendedora da Unicamp de Campinas. Criada em 2013, a Liga Empreendedora é formada por universitários da graduação, pós-graduação e empreendedores. Ela visa construir um ecossistema de empreendedorismo, inovação e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo ao inspirar, capacitar e conectar pessoas e startups ligadas ao ecossistema da região.

Segundo o cofundador da Liga Reginaldo José Gomes Neto, ela foi criada em um momento muito propício. “Na época, Campinas estava sendo considerada o Vale do Silício brasileiro. Existiam muitas pessoas interessadas no empreendedorismo, principalmente os estudantes”. Neto sabe bem a importância de investir em educação empreendedora. “Se a pessoa pretende abrir seu próprio negócio o empreendedorismo é fundamental, mas, além disso, a formação empreendedora pode ser útil em qualquer campo profissional que a pessoa deseje seguir”, explica.

O cofundador da Liga também lamenta a falta de estimulo na base educacional para que crianças possam, cada vez mais cedo, ter acesso a estes conteúdos tão importantes “Se as crianças aprendessem sobre o empreendedorismo ainda na escola, com certeza, elas cresceriam bem mais preparadas para talvez abrir o seu próprio negócio. Quem quer abrir uma empresa não tem uma plena visão do que significa isso e, muitas vezes, não se prepara para o fracasso”.

Neto dá algumas dicas para quem deseja começar a empreender. O primeiro passo é aprender com bons exemplos, procurar por uma formação – o Sebrae é uma boa opção – e criar uma boa equipe. “Criar uma empresa não é uma tarefa fácil. Para alcançar o sucesso almejado é preciso percorrer um longo caminho”, conclui.

O empreendedorismo pode ser aplicado em qualquer nível da vida escolar. Todos podem ser empreendedores se forem preparados para isso. E você, deseja que seu filho receba a educação empreendera? Você pode ficar atento a esta questão na hora de escolher a escola do seu filho. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 50% para Educação Básica. Além de você economizar com a mensalidade escolar, você também vai poder oferecer uma educação completa e de melhor qualidade para seu filho. Não perca tempo. Acesse o site do Educa Mais, escolha a instituição de ensino mais próxima de você e faça a inscrição.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos