Litoral alagoano apresenta 20 trechos impróprios para banho

João Urtiga / Alagoas 24 HorasPraia 2018

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta 20 áreas impróprias para banho no litoral alagoano neste fim de semana. Com isto, os turistas e alagoanos devem ficar atentos a qualidade da água antes de um bom mergulho.

Conforme dados do boletim de balneabilidade do órgão ambiental, as amostras das águas foram colhidas nos dias 15 e 16 deste mês entre as Praias de Pontal do Peba e Maragogi e após análise, os técnicos constaram que 20 trechos não estão balneáveis.

No litoral sul, quatro dos 22 pontos analisados devem ser evitados por banhistas por apresentar um número elevado de Escherichia coli (bactéria causadora de doenças). Em Maceió, sete trechos estão inadequados para banho. Já no litoral norte, o IMA recomenda que os banhistas não entrem no mar em nove áreas.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar em uma das praias alagoanas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira os trechos impróprios e próprios para banho:

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAlitoral norte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos