PSE: Prefeitura inicia projeto de combate a obesidade infantil nas escolas municipais

Secom Marechal DeodoroIMG_1450

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola das Secretarias de Educação e Saúde, iniciou nesta segunda-feira (21), um ciclo de palestras e orientações de enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil nas escolas das redes públicas do município: a Semana de Saúde na Escola. A primeira unidade a receber o projeto foi o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Professora Lucas, na Malhadas, com orientações e medição de peso dos alunado.

Com o objetivo de combater o excesso de peso e obesidade infantil, o Programa Saúde na Escola (PSE) deu início a uma série de atividades nas escolas municipais. Durante a semana serão realizadas atividades físicas com os educadores físicos, atualização do calendário vacinal, medidas antropométricas e palestras com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e PSE, com temáticas referente aos hábitos alimentares saudáveis e obesidade infantil.

As ações do primeiro dia foram voltadas aos alunos do NEI Professora Lucas, localizada nas Malhadas. De forma leve e compreensível, enfermeiras da Programa Saúde da Família (PSF) da comunidade, conversaram com as os alunos, com faixa etária de 03 a 05 anos, sobre os alimentos saudáveis e a importância de consumi-los.

“Os alunos já recebem um cuidado com merenda da equipe de nutrição do município. Além disso, iniciamos esse trabalho. Vamos orientar, medir o peso deles, para poder saber quem está em fator de risco para a obesidade ou até mesmo quem está abaixo do peso, e com isso, tomar as devidas providências”, afirmou Márcia Monique, enfermeira do PSF Malhadas.

Os pais dos alunos que forem identificados com a obesidade ou tenha tendência para o problema serão notificados sobre o assunto e encaminhados para o posto de Saúde da comunidade. Lá, durante a consulta médica, o especialista poderá dar as devidas orientações para o combate ao problema da criança. As visitas serão realizadas por equipes do PSF que atende a comunidade onde se localiza da escola.

O cronograma de atividades segue durante toda semana, em todas as escolas do município.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos