Interdição da Ladeira Geraldo Melo deixa trânsito lento

Danielle Silva/Alagoas24horasFluxo de veículos está lento a partir da Avenida Gustavo Paiva

Fluxo de veículos está lento a partir da Avenida Gustavo Paiva

Atualizada às 14h40

Uma manifestação de moradores do Vale do Reginaldo, que exigem a conclusão das obras estruturais que, segundo eles, se arrasta há 11 anos, deixa o trânsito lento e provoca pontos de retenção em vários pontos da cidade na manhã desta terça-feira (22).

A manifestação ocorre em um trecho da Ladeira Geraldo Melo, sentido Centro/Farol, e restringe o fluxo de veículos à meia pista. Devido à manifestação, o trânsito está lento desde a Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras.

Os manifestantes acusam os governos municipal, estadual e federal de negligenciar as necessidades da comunidade e prometem realizar três protestos semanais até que a maioria dos problemas seja resolvida.

Prefeitura

O Projeto de Reurbanização do Vale do Reginaldo começou a ser executado no ano de 2008, mas estava parado. A atual gestão da Prefeitura de Maceió vem trabalhando para fazer avançar a obra, que também é de responsabilidade do Governo do Estado. Em 2016, a construtora licitada pela Prefeitura concluiu os serviços de contenção de encostas nos quatro pontos contratados. Atualmente, a obra encontra-se paralisada aguardando a desapropriação de imóveis por parte do Estado para poder prosseguir com as obras do sistema viário. Nesta terça-feira (22), o secretário municipal de infraestrutura, Ib Breda, vai receber uma comissão de moradores do local e representantes da Secretaria do Estado de Infraestrutura para dialogar sobre as reivindicações da comunidade.

Estado

A Secretaria de Estado da Infraestrutura esclarece que todas as obras externas de saneamento básico do Vale do Reginaldo são de responsabilidade da Prefeitura de Maceió, conforme convênio federal firmado por meio do Ministério das Cidades, o que contempla obras referentes a escoamento, saneamento e boca de lobo abertas, algumas das insatisfações apontadas pelos moradores da comunidade. 

Em relação ao pleito que cabe ao Estado, que são as áreas habitacionais, já foi realizado um encontro com representantes da comunidade e encontra-se em andamento um processo licitatório contemplando as principais reivindicações dos moradores em relação a execução de serviços remanescentes, além de novas solicitações referentes a área habitacional 01 do Projeto de Urbanização Integrada do Vale do Reginaldo. 

Em tempo, a pasta esclarece que mensalmente são realizadas reuniões entre Estado e Município, no sentido de, em parceria, dar celeridade aos trâmites do Vale do Reginaldo. 

A respeito do diálogo cobrado pelos moradores, a Seinfra esclarece que vem mantendo-se à disposição da comunidade e que havia uma reunião marcada para as 9h desta terça (22), entre Estado, Município e representantes do Vale do Reginaldo, e os moradores não compareceram ao encontro. 

A Seinfra reitera que o Projeto do Vale do Reginaldo é uma das ações prioritárias do Governo de Alagoas que, por meio da pasta, tem procurado resolver os anseios dos moradores, respeitando as possibilidades financeiras do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos