Prefeitura inicia trabalho de reaproveitamento de materiais de poda de árvore para adubação

Hiarlley Sabino/Secom Marechal DeodoroWhatsAppImage20180523at14.37.59 (1)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), deu início ao projeto de reaproveitamento dos resíduos sólidos oriundos das podas de árvores do município. O material recolhido após as podas agora é triturado e passará por um processo de compostagem para ser utilizado como adubo no projeto de arborização do município.

De forma pioneira no município, a Prefeitura garantiu um descarte melhor para os restos de materiais das podas de árvores, como galhos, troncos e folhagem. Antes os resíduos gerados com as podas eram enviados junto com o lixo comum para a Central de Tratamento de Resíduos, no município de Pilar. Agora, além de garantir uma cidade mais sustentável, quando iniciar o processo de compostagem, o município vai evitar despesas com a compra de adubos.

Este trabalho de reaproveitamento teve início junto com a chegada da nova empresa de limpeza urbana do município. Durante o trabalho de poda, um triturador vai junto com o caminhão caçamba fazer o recolhimento dos materiais. Após triturar e encher o caminhão, o material é levado para uma área onde estão sendo depositados os resíduos.

Após isso, o material passará pela compostagem, um processo que dura aproximadamente três meses, e o resíduo voltará para o meio ambiente em forma de adubo, aplicado no plantio de árvores do município.

De acordo com uma das responsáveis pelo projeto na Secretaria de Meio Ambiente, Flavianny Alves, a iniciativa é muito importante para o município tanto na questão ambiental como na questão financeira.

“O reaproveitamento ainda está em processo organizacional, mas já é de grande importância para o município. Primeiro porque estamos reduzindo a quantidade de resíduos enviados para a Central de Tratamento e fazendo com que os nutrientes voltem para o solo, em forma de adubo. Além disso, o município também vai reduzir as despesas com adubos para os projetos de arborização e paisagismo que estamos desenvolvendo no município”, explicou.

Fonte: Secom Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos