Racionamento de combustível pode provocar redução na frota de ônibus

Marco Antônio/Secom Maceióonibus

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió autorizou que as empresas de ônibus coletivos possam reduzir a frota em 10% a partir desta quinta (24) por tempo indeterminado. A medida foi tomada para racionar combustível em razão da falta de abastecimento de óleo diesel, etanol e gasolina nos postos do Estado por causa das interdições realizadas por caminhoneiros em diversas estradas do país em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.

Leia também: Interdições em rodovias alagoanas continuam por tempo indeterminado

A assessoria da SMTT informou que aproximadamente 70 ônibus podem ficar parados diariamente e que a medida é preventiva e pode ajudar a prolongar o tráfego do transporte público, já que os protestos ainda não têm data para serem finalizados, consequentemente, não há previsão para que os postos sejam reabastecidos com novos estoques de combustíveis.

A autorização prevê ainda que o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) defina quais linhas irão diminuir a frota, de acordo com as necessidades de cada empresa. Segundo Antônio Moura, superintendente da SMTT, a decisão pode ser revogada a qualquer momento a depender da regularização da distribuição de combustível na capital alagoana.

“Essa medida foi autorizada para atender um pedido do Sinturb e foi acatado. Não queremos diminuir o número de viagens, mas sim a frota. Sabemos que a população é prejudicada e nós estamos tentando amenizar esse prejuízo. Essa autorização pode ser revogada a qualquer momento. Estamos atentos e, assim que tivermos uma posição da regularização dos combustíveis, teremos novamente o retorno dos 10% da frota”, afirmou.

Moura informou ainda que a redução está sendo monitorada e não confirmou se no próximo fim de semana a frota também será ou não diminuída. “Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos e somente depois disso poderemos ou não autorizar uma redução durante o fim de semana”.

Por meio de nota, o Sinturb informou que as empresas São Francisco, Real Alagoas, Cidade de Maceió e Veleiro não precisaram reduzir a sua frota, pelo menos, até amanhã desta quinta-feira.

Os protestos dos caminhoneiros contra o aumento dos combustíveis duram quatro dias e estão sendo registrados em 24 estados do país e o Distrito Federal. A categoria quer a redução do valor do óleo diesel. O governo federal anunciou uma queda de 1,54%, mas esta redução pode não refletir no consumidor final dependendo dos postos.

Supermercados

Por meio de nota, o presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), Raimundo Barreto de Sousa, informou que em Alagoas ainda não houve evidências de desabastecimento no setor. O dirigente salientou, entretanto, que o mercado alagoano está na expectativa pois, caso essa situação persista, poderá haver falta de produtos.

“O setor supermercadista trabalha com esforço para manter o perfeito abastecimento das lojas trabalhando com estoque médio de segurança nos produtos não perecíveis, mas a situação preocupa principalmente nos itens de hortifrúti, carnes, frios e laticínios refrigerados”, destaca Barreto.

O presidente da Associação concluiu informando que a ASA acompanha todas as negociações e, junto com a Associação Brasileira de Supermercados (ABS), busca sensibilizar o governo federal para que se encontre uma solução imediata e a paralisação nacional dos caminhoneiros seja encerrada, a fim de que a população não sofra com a falta de produtos básicos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos