Corpo de Bombeiros inicia treinamento de nova cadela de salvamento

Ascom/CBMALCadela da raça Boiadeiro Australiano

Cadela da raça Boiadeiro Australiano

Com apenas dois meses de idade, a nova cadela de salvamento “Joy” já traz muita alegria ao Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Dona de grande energia e força, ela insere uma nova raça à corporação, que até então contava apenas com cães labradores. A raça “boiadeiro australiano” é considerada umas das dez raças mais inteligentes do mundo, além de ser muito resistente ao trabalho, inclusive no calor.

O treinamento da Joy vem sendo realizado pelo soldado Iata Pitanga, integrante do Canil, incluindo a guarda e a realização de atividades em sua residência, o que auxilia na criação do vínculo, além do contato com pessoas e outros animais. Segundo o bombeiro, esta fase é essencial para o futuro do cão. “Esta fase inicial é a base do treinamento, muitas características vão sobressair conforme o que for realizado nesse tempo. Por isso, é importante que o cachorreiro (termo dado ao treinador) tenha essa disponibilidade de brincar, treinar e promover o contato com pessoas e animais”, explicou o militar.

Em Alagoas, os cães são empregados em buscas de pessoas desaparecidas ou perdidas, geralmente em áreas rurais e de mata, como também podem participar de ocorrências com pessoas soterradas por escombros ou deslizamentos. Já para as buscas de cadáveres, eles precisam passar por treinamentos específicos, o que deve ocorrer em breve no estado. Após oito anos de serviço, os cães, que são bens da corporação, poderão receber novas funções, como cães de instruções; ou doados para instituições para serem cães de companhia, ou aos próprios cachorreiros, que criam um vínculo emocional natural devido aos anos de convivência e treinamento.

Algumas corporações já vêm adotando essa raça ao serviço de salvamento, devido às suas características de resistência e inteligência. Aproximadamente, após um ano de treinos, os cães já podem vivenciar algumas situações como forma de estágio, e ao totalizar um ano e meio de treinamento, o animal está pronto para atuação no salvamento, e assim, começar sua missão de salvar vidas.

Fonte: Ascom/CBMAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos