Audiência Pública marca Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Câmara Municipalfoto dra fátima

Para comemorar o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, a vereadora Fátima Santiago (PP), promoverá às 14h no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, uma Audiência Pública que discutirá a importância do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, e, também, haverá a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada a personalidades e instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosas.

Durante a sessão, o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) e titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuições na defesa dos Direitos Humanos, Flávio Gomes da Costa Neto, irá proferir palestra sobre o tema. Ele também representará o titular da 25ª Promotoria de Justiça da Capital, que promove ações na defesa dos direitos da Pessoa Idosa, Hélder Jucá.

Já os homenageados com a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, serão o jornalista e gerontólogo, Francisco Silvestre dos Anjos e a Universidade Tiradentes – UNIT.

Para a parlamentar, a discussão sobre a situação do idoso se faz necessária diante de um quadro que aponta a passagem do Brasil para o status de País de idosos. “Até 2030, mais de 30% da população brasileira será de pessoas com mais de 65 anos, indica o IBGE, e esta é uma situação preocupante, porque isso significa mais gente precisando de assistência médica, mais gente precisando de uma Instituição de Longa Permanência, e, infelizmente, não vemos uma preparação para esta realidade. Esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso e fortalecer sua importância na sociedade”, defende.

Fonte: Câmara Municipal de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos