Campanha na Santa Casa de Maceió pede doadores de sangue com urgência

Santa Casa de MaceióDoação de sangue

Doação de sangue

Aproveitando o período junino e a Copa do Mundo, o Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Maceió realiza de 07 a 30 de junho a campanha de adesão de novos doadores intitulada: “Convocado para doação, entrei na seleção”

O objetivo da campanha é aumentar as doações de sangue e de plaquetas nesse período de férias e festejos juninos quando tradicionalmente ocorre a baixa dos estoques. Alguns tipos sanguíneos chegando, inclusive, a zero.

A queda nas doações decorre também do inverno, período onde são comuns quadros de gripes e resfriados, fatores impeditivos para a doação. Veja a seguir quem pode ou não doar sangue.

O que impede a doação de sangue? 

Os impedimentos temporários são os resfriados (é preciso aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes, ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 24 meses, ter passado por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

O que é preciso para doar?

Estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e levar documento oficial com foto recente ou fotocópia autenticada.

Quem não pode doar? 

Estão impedidos de doar sangue pessoas que tenham as hepatites B e C, o vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, malária, Doença de Chagas e usuários de drogas injetáveis.

Legenda: Equipe do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió envolvida na campanha

Fonte: Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos