Estudantes de Nutrição da Ufal ajudam agricultores nas melhorias das feiras orgânicas

Os agricultores dos assentamentos de Zumbi dos Palmares, Flor do Bosque e Dom Hélder Câmara participaram, na última quinta-feira (7), de uma atividade de extensão promovida por alunos do curso de Nutrição da Ufal. Com o tema Construindo uma atmosfera positiva e agradável em feiras orgânicas, a atividade teve a supervisão das professoras Giovana Longo-Silva, Maria Alice Araújo de Oliveira, Risia Cristina Egito de Menezes e os demais docentes do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública.

De acordo com a organização do evento, a proposta era promover a alimentação adequada e saudável e prevenir agravos nutricionais abordando aspectos relacionados à estrutura e apresentação dos produtos nas feiras, assim como estratégias para incentivar a venda e conscientizar a comunidade sobre os benefícios dos alimentos orgânicos.

O Encontro foi precedido por atividades desenvolvidas ao longo da disciplina, que incluíram estudo teórico, visitas às feiras orgânicas para aproximação e entrevista dos feirantes.Na roda de conversa teve reflexão e discussão sobre aspectos positivos já incorporados nas feiras e estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Foram abordados temas como cenário da feira, incluindo organização das bancadas e valorização da cultura nordestina, por meio de inclusão de atividades culturais realizadas pelos próprios agricultores, como cordel e música popular brasileira. Outros pontos destacados foram: a importância do atendimento, higiene, abordagem e tratamento dos clientes, utilização de crachás e incentivo ao uso de sacolas retornáveis.

Ao final da manhã, os agricultores foram presenteados com kits confeccionados pelos estudantes, contendo crachás com identificação de cada vendedor e seus respectivos assentamentos, além de plaquinhas a serem utilizadas nas feiras para divulgação dos nomes e preços dos produtos.

E para encerrar o evento, houve o momento de degustação de preparações saudáveis e orgânicas elaboradas pelos alunos de Nutrição. As receitas foram entregues aos feirantes, como sugestão de alimentos para vender nas feiras, evidenciando o grande potencial que os produtos orgânicos têm para a construção de uma alimentação saudável, atraente e saborosa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos