Dia do turista é comemorado hoje

Mais de 2 mil postos de trabalhos já foram ocupados no setor de turismo em 2018

Arrumar as malas, checar passagens, reservar hotéis e escolher destino são algumas das prazerosas tarefas realizadas por quem ama viajar. Os turistas são fundamentais para ajudar a movimentar a economia de uma região, por esse motivo, é tão importante que os locais invistam em uma infraestrutura adequada para recebê-los. Hoje, é comemorado o Dia do Turista e esta data é destinada a homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer lugares diferentes, seja no Brasil ou ao redor do mundo.

Para celebrar a data, o Ministério do Turismo sempre procura relembrar algumas orientações importantes para que o viajante evite alguns aborrecimentos durante o passeio. Entre as orientações estão dicas como: as vans que transportam turista devem ter o adesivo verde com seu número de inscrição no Cadastur; chegando ao hotel, preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH); viajando de ônibus ou de avião, guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem e, em casos de problemas na prestação de qualquer serviço, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon).

Dados divulgados pela Confederação Nacional de Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) revelaram que o setor fechou os quatro primeiros meses do ano com saldo positivo de 2.762 postos de trabalho. Esse resultado foi impulsionado pelo segmento de transporte de passageiros. Em contrapartida, a área de cultura e lazer segue no negativo, com perda de janeiro a abril de 1.069 vagas.

Amor por viagens

Fabio Belloni, 44 anos, mora em Milão, na Itália, mas já conheceu onze cidades do Brasil. Na avaliação dele, o mais rico das idas e vindas é que as viagens permitem conviver com diferentes estilos de vida e culturas. Fabio não consegue escolher a cidade que mais gostou. Na sua opinião, cada uma possui suas particularidades e encantos. “Viajando apreciamos a tranquilidade de cada lugar e passamos por experiências diferentes e únicas”.

Antes de embarcar rumo a novos destinos, Fabio sempre conta com ajuda de amigos ou pessoas de referência que possam dar dicas para que tudo ocorra bem. As pesquisas na internet também são importantes. O único serviço do Turismo que utiliza são os das agências. “Sempre uso as agências para ir em busca de voos e hotéis”, contou.

Já Leticia Haack, 23 anos, mora em Lajes, em Santa Catarina, revela que uma das suas melhores viagens foi a que fez para Londres onde teve a oportunidade de morar durante um ano. “Lá pude conhecer a cultura mais a fundo”. A experiência como turista encantou tanto que o desejo é de uma mudança definitiva. “A cidade é bem limpa e o transporte público funciona. Quero voltar e morar lá para sempre”.

Leticia ama viajar e já conheceu muitas cidades brasileiras e do exterior. Em cada viagem, o mais marcante são as pessoas que conhece. Apesar de ter feito tantos passeios ao redor do mundo, ela prefere não contar com a ajuda de guias turísticos e agências. “Sou muito organizada e amo programar tudo sozinha. Para mim, pesquisar hotéis, lugares e passagens é a parte mais incrível da viagem. Às vezes, levo meses fazendo isso”.

Fabio e Leticia compartilham do amor por viajar e, assim como eles, existem outras milhares de pessoas. Há também quem ame estar do outro lado: trabalhando para receber bem o turista. Se você pensa em se dedicar a uma graduação na área de Turismo, pode contar com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades. Não perca tempo. Acesse o site do Educa Mais e confira todas as possibilidades.

Fonte: Ascom Educa Mais

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos